Pular para o conteúdo
Brasil

ANP autoriza Petrobras a movimentar gasolina de aviação

A Petrobras passou a poder movimentar gasolina de aviação (GAV) nas instalações da Ageo Leste Terminais e Armazéns Gerais S.A, em Santos, São Paulo. A autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi publicada na edição de hoje (17) do Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a ANP, a […]
Arquivo -

A Petrobras passou a poder movimentar gasolina de aviação (GAV) nas instalações da Ageo Leste Terminais e Armazéns Gerais S.A, em Santos, . A autorização da Agência Nacional do , Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi publicada na edição de hoje (17) do Diário Oficial da União (DOU).ANP autoriza Petrobras a movimentar gasolina de aviação

De acordo com a ANP, a movimentação, em caráter excepcional deste combustível, usado preferencialmente em aeronaves de pequeno porte, pode ser feita no período de 16 de julho a 31 de dezembro de 2020 pela Petrobras. “A autorização representa mais uma opção para armazenamento de GAV na região, que concentra grande número de terminais, contribuindo para a garantia do abastecimento do mercado brasileiro”, informou a ANP em nota.

Já a Ageo foi autorizada a armazenar GAV e, após o cumprimento de condicionantes previstas nos regulamentos da ANP, efetuar a sua expedição.

Na autorização, assinada pelo diretor-geral interino da ANP, José Gutman, a agência reguladora aponta as condições que devem ser seguidas para a expedição do produto, como o envio de relatório fotográfico contendo evidências da adequação das instalações ao armazenamento de GAV.

A Petrobras fica obrigada a realizar análise do produto após a dos tanques e emitir certificado da qualidade comprovando o atendimento integral à especificações do combustível.

Denúncias

Na segunda-feira (13), a ANP recomendou aos distribuidores que comercializam gasolina de aviação, que em substituição ao Registro de Análise estabelecido nos termos da Resolução ANP nº 5, de 2009, passassem a emitir Boletim de Conformidade em todas as quantidades do produto.

A orientação ocorreu após a investigação sobre possível contaminação da GAV distribuída no território nacional. Naquele dia, a ANP informou, que tinha recebido no dia 8 de julho, da Agência Nacional de Aviação Civil () a informação sobre uma ocorrência de possível alteração do produto. No dia 11 de julho foi a vez da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA) formalizar uma ocorrência.

Também em julho, a Petrobras emitiu comunicado com a decisão de interromper, preventivamente, o fornecimento de um lote de gasolina de aviação importada, após testes realizados em seu centro de pesquisas (Cenpes).

Conforme a companhia, apesar de estar de acordo com os requisitos de qualidade exigidos pela ANP, foi identificado nesse lote um teor de compostos aromáticos diferente dos até então importados. A Petrobras informou no comunicado que estuda a hipótese da variação da composição química ter impactado os materiais de vedação e revestimento de tanques de combustíveis de aeronaves de pequeno porte, embora não tivesse ainda um diagnóstico completo que permita assegurar a relação de causa e efeito, o que requer um rastreamento em todo o território nacional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indicação encaminhada à Sejusp-MS solicita revisão no valor pago do plantão aos delegados da Deam

Idoso morre 9 dias após ser atropelado por motociclista em Campo Grande

PSOL terá que devolver R$ 301 mil do fundo partidário por repasse irregular a MS

Com 22 diagnósticos de câncer do colo do útero, Dourados amplia vacinação contra HPV

Notícias mais lidas agora

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

Câmara de Terenos revoga Lei e barra empréstimo de R$ 20 milhões solicitado por prefeito preso

tarcísio turno

Tarcísio promete ‘rigor da lei’ para executores de Ruy Ferraz Fontes

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Brechozeiros de plantão: MS é um dos estados do Brasil que mais buscam por brechós

Ranking revelou que Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros que mais pesquisam por brechós na internet

Trânsito

Acidente entre carro e caminhonete deixa adolescente com fratura no braço na BR-158 em MS

Cinco pessoas da mesma família sofreram ferimentos devido ao acidente, em Três Lagoas

Mundo

Trump reitera apelo para que Otan e Europa interrompam compra de petróleo da Rússia

Republicano disse que Zelensky terá de aceitar um acordo de paz para alcançar um cessar-fogo

Cotidiano

Hospital Universitário suspende temporariamente atendimento espontâneo de gestantes

Interrupção na demanda espontânea para atendimento de gestantes ocorrerá devido às obras de modernização do centro cirúrgico