Pular para o conteúdo
Brasil

Vaticano estuda permitir que homens casados sejam padres na Amazônia

Documento emitido nesta segunda-feira (17) pelo Vaticano traz recomendação à Igreja Católica para considerar o ordenamento de homens casados para atuarem como padres em regiões remotas da Amazônia. De acordo com o Documento de Trabalho (Instrumentum Laboris), a medida se aplicaria a homens mais velhos, com família constituída e, preferencialmente com ascendência indígena. Também...
Arquivo -
Papa Francisco. (Foto: reprodução/Vatican News)
Papa Francisco. (Foto: reprodução/Vatican News)

Documento emitido nesta segunda-feira (17) pelo traz recomendação à para considerar o ordenamento de homens casados para atuarem como padres em regiões remotas da Amazônia. De acordo com o Documento de Trabalho (Instrumentum Laboris), a medida se aplicaria a homens mais velhos, com família constituída e, preferencialmente com ascendência indígena. Também está no documento recomendação para que algum ministério oficial seja conferido a mulheres.

O documento ganhou grande repercussão na imprensa internacional nesta segunda-feira, já que seria a referência mais próxima do Vaticano para que homens casados possam ser ordenados padres. Atualmente, eles podem exercer apenas a função de diácono, uma espécie de assistente do sacerdote, que pode pregar, batizar e distribuir a comunhão.

“Afirmando que o celibato é uma dádiva para a Igreja, pede-se que, para as áreas mais remotas da região, se estude a possibilidade da ordenação sacerdotal de pessoas idosas, de preferência indígenas, respeitadas e reconhecidas por sua comunidade, mesmo que já tenham uma família constituída e estável, com a finalidade de assegurar os Sacramentos que acompanhem e sustentem a vida cristã”, diz o documento.

O Instrumentum Laboris, publicado pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, é fruto de um processo de escuta que teve início com a visita do Papa Francisco a Puerto Maldonado (Peru) em janeiro de 2018. A consulta foi estendida aos fieis em toda a Região Amazônica ao longo do ano passado e foi concluída durante a II Reunião do Conselho Pré-Sinodal, em maio passado.

O território da Amazônia abrange uma parte do Brasil, da Bolívia, do Peru, do Equador, da Colômbia, da Venezuela, da Guiana, do Suriname e da Guiana Francesa, em uma extensão de 7,8 milhões de quilômetros quadrados, no coração da América do Sul. Suas florestas cobrem aproximadamente 5,3 milhões de km2, o que representa 40% da área de florestas tropicais do globo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eliminatórias: Brasil sucumbe à altitude e é derrotado pela Bolívia

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

loteria

Bolão em Campo Grande fatura R$ 102 mil com cinco números da Mega

Motorista de carreta morre preso às ferragens em tombamento na BR-262

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

Câmara aprova projeto que tipifica exercício ilegal da veterinária

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhador de 22 anos morre soterrado em obra

Acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Esportes

Venezuela leva virada da Colômbia em casa e perde vaga na repescagem da Copa para a Bolívia

Não será em 2026 que a Venezuela vai disputar sua primeira Copa do Mundo

Polícia

Dois são presos com 254 kg de cocaína e armas na BR-262

Os dois homens disseram que não sabiam da existência das drogas

Trânsito

Quatro ficam feridos em acidente entre motos no Aero Rancho

Ficaram feridas em um acidente na Rua Berta Lúcia