Pular para o conteúdo
Brasil

Presidente do STF abre inquérito para investigar ‘notícias falsas’ contra o supremo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, anunciou nesta quinta-feira, 14, abertura de inquérito criminal para apurar fatos relacionados a notícias “falsas, caluniosas, difamantes e injuriantes” que atinjam a honorabilidade dos membros do STF e seus familiares. O procedimento tramitará sob sigilo, e Toffoli não especificou que fatos específicos serão...
Arquivo -
Imagem:Ilustrativa/Reprodução/Pixabay
Imagem:Ilustrativa/Reprodução/Pixabay

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, anunciou nesta quinta-feira, 14, abertura de inquérito criminal para apurar fatos relacionados a notícias “falsas, caluniosas, difamantes e injuriantes” que atinjam a honorabilidade dos membros do STF e seus familiares. O procedimento tramitará sob sigilo, e Toffoli não especificou que fatos específicos serão investigados.

Segundo o presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes será o relator do inquérito criminal. No início do pronunciamento, Toffoli afirmou que “não existe Estado Democrático de Direito sem Judiciário independente e imprensa livre”.

O comunicado foi feito no início da sessão desta quinta-feira, antes da Corte retomar julgamento sobre a competência da Justiça Eleitoral processar crimes como corrupção quando há conexão com caixa dois.

Leia a íntegra da portaria de inquérito:

“O Presidente do Supremo Tribunal Federal, no uso de suas atribuições que lhe confere o regimento interno, considerando que velar pela intangibilidade das prerrogativas do Supremo Tribunal Federal e dos seus membros é atribuição regimental do presidente da Corte; considerando a existência de notícias fraudulentas (fake news), denunciações caluniosas, ameaças e infrações revestidas de animus calumniandi, diffamandi e injuriandi, que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares,

Resolve, nos termos do art 43 e seguintes do Regimento Interno, instaurar inquérito para apuração dos fatos e infrações correspondentes, em toda a sua dimensão.

Designo para a condução do feito o eminente ministro Alexandre de Moraes, que poderá requerer à Presidência a estrutura material e de pessoal necessária para a respectiva condução”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UEMS mantém até dia 20 inscrições para seleção e preenchimento de vagas para professor temporário

Dois casos de varíola dos macacos são confirmados na fronteira com Corumbá

Juíza de MT alega tentativa de intimidação após ser investigada por intervir a favor do marido

PM que fazia romaria é morto com um tiro no peito

Notícias mais lidas agora

terenos

Prefeitura de Terenos suspende R$ 9,6 milhões em contratos investigados por fraude

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

rayssa

Rayssa Leal erra manobras, sofre quedas e fica fora das finais na SLS de Paris

Últimas Notícias

Famosos

Vencedora do Oscar, Diane Kaeton morre aos 79 anos

Neste sábado (11), a atriz Diane Keaton faleceu aos 79 anos. A vencedora do Oscar morreu na Califórnia, nos Estados Unidos. Conforme a revista People, a causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente. Reconhecida em Hollywood, a artista venceu o Oscar de melhor atriz em 1977. Na época, ela interpretou papel no filme “Annie … Continued

Brasil

Papa Leão XIV receberá Lula no Vaticano na próxima semana

O presidente já realizou encontros com os últimos três papas

Polícia

Motociclista levava criança e mulher a 120 km/h em moto sem retrovisores

Os envolvidos foram encaminhados para a Santa Casa; a mulher teve sua perna amputada e a crianças está estável

Famosos

De Luan Santana a Ney Matogrosso, relembre pessoal da arte que ‘levou e leva’ MS para o mundo

Neste 11 de outubro comemora-se a divisão do Estado