Das 1,2 mil denúncias de tráfico de trabalhadores no país, 29 foram em MS
Com apenas 29 em Mato Grosso do Sul, entre 2014 e 2018, o MPT (Ministério Público do Trabalho) registrou 1.260 denúncias de aliciamento e tráfico de trabalhadores, com 136 ações ajuizadas e 334 TACs (termos de ajustamento de conduta) firmados. Os dados são do sistema MPT Gaia. Das denúncias feitas no Estado, foram firmados sete […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com apenas 29 em Mato Grosso do Sul, entre 2014 e 2018, o MPT (Ministério Público do Trabalho) registrou 1.260 denúncias de aliciamento e tráfico de trabalhadores, com 136 ações ajuizadas e 334 TACs (termos de ajustamento de conduta) firmados. Os dados são do sistema MPT Gaia.
Das denúncias feitas no Estado, foram firmados sete TACs e ajuizadas três ações. De acordo com o MPT-MS, uma atuação intima, apesar de estar na rota internacional do crime. Em 2018 a pasta investigava 37 casos de trabalho escravo em MS.
Neste mês, por exemplo, seis trabalhadores rurais indígenas, de aldeias no município de Miranda, estariam vivendo em condições análogas à escravidão em uma fazenda na zona rural de Corguinho. Um deles, um homem de 50 anos contou que protocolou a denúncia no MPT-MS, após descobrir que a água fornecida vinha de um caminhão que realizava limpeza de fossas.
Nesta terça-feira (30), é celebrado o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, e a campanha #TodosContraOTráficoDePessoasDePessoas #SomosLivres lançada pelo MPT em parceria com a ONU Brasil, tem como objetivo o enfrentamento ao crime parar quebrar o ciclo de vulnerabilidade social.
Para a procuradora Tatiana Leal Bivar Simonetti, o tráfico de pessoas um crime perverso e cruel que se apropria dos sonhos das pessoas de mudar de vida, fazendo com que a vítima não perceba que está em uma situação de exploração.
Vale ressaltar que, além de ser uma irregularidade trabalhista, o tráfico de pessoas é crime sujeito a até oito anos de reclusão e multa.
Em Campo Grande, Integrantes do Cetrap (Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas) realizaram durante a manhã desta terça-feira (30),.uma panfletagem com o fim de apresentar à população sul-mato-grossense o problema que é praticamente invisível
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Acidente entre carreta e ônibus na rodovia deixa 22 mortos em Minas Gerais
Ônibus vinha de SP chocou de frente contra uma carreta
Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
Flávio estava na cidade a trabalho
As vésperas do Natal, atrasos e voo cancelado geram caos no Aeroporto de Campo Grande
Neste sábado (21), estão previstos 27 voos entre chegadas e partidas no Aeroporto Internacional de Campo Grande
Morre homem baleado no ‘Beco do Tirão’, 14 dias após crime, em Campo Grande
Os disparos atingiram o olho, tórax, peito, abdômen e braço do homem.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.