Pular para o conteúdo
Brasil

Cade: retorno de franquia de bagagem pode prejudicar setor aéreo

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou que a volta da franquia de bagagens pode afetar os investimentos no mercado aéreo e prejudicar a concorrência no setor. O retorno da franquia de bagagem foi aprovado na semana passada em uma comissão mista do Congresso Nacional que análise a Medida Provisória (MP) 863/2018, que permite […]
Arquivo -
Wilson Dias/Agência Brasil
Wilson Dias/Agência Brasil

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou que a volta da franquia de bagagens pode afetar os investimentos no mercado aéreo e prejudicar a concorrência no setor. O retorno da franquia de bagagem foi aprovado na semana passada em uma comissão mista do Congresso Nacional que análise a Medida Provisória (MP) 863/2018, que permite 100% de participação de capital estrangeiro em empresas aéreas que atuam no Brasil. O texto ainda precisa ser aprovado nos plenários da Câmara e do Senado antes de virar lei.

Em nota técnica divulgada na sexta-feira (26), o Departamento de Estudos Econômicos do Cade disse que a medida impacta diretamente o modelo de negócios das empresas aéreas low cost (de baixo custo), que têm manifestado interesse de entrar no mercado brasileiro. “A entrada desse tipo de empresa no mercado brasileiro acirraria a concorrência com possíveis impactos favoráveis ao consumidor sobre o preço do transporte aéreo, incluindo passagens e despacho de bagagens”, diz a nota.

Pela proposta aprovada na comissão, a franquia mínima de bagagem nos voos domésticos será de 23 quilos por passageiro nas aeronaves acima de 31 assentos; 18 quilos para as aeronaves de 21 até 30 assentos; e dez quilos para as aeronaves de até 20 assentos.

Além do retorno da franquia, o texto também determina que as empresas aéreas que entrarem no país deverão realizar voos regionais pelo período mínimo de dois anos. Segundo o Cade, a exigência de que essas empresas explorem 5% de seus voos em rotas regionais pode afastar investimentos no setor aéreo do país. “A medida não garante o desenvolvimento da aviação regional, dado que outros fatores se mostram mais relevantes para esse crescimento, notadamente, infraestrutura e demanda por transporte aéreo”, diz o Cade.

Anac

O retorno da franquia de bagagem também foi criticado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que afirmou que a medida pode afastar novas empresas e investidores interessados no setor aéreo do país. Segundo a Anac, o retrocesso imposto pelas alterações à MP do capital estrangeiro deverá atingir a oferta de voos a preços mais baixos com origem e destino no exterior e impedir a operação das low costs no mercado doméstico. Para a agência, quem mais perderá com a concentração de mercado serão os usuários do transporte aéreo no país.

O prazo de validade da MP é até dia 22 de maio. O Cade disse que vai encaminhar a nota técnica ao Congresso Nacional, “com o objetivo de fornecer subsídios técnicos ao Legislativo nas discussões que ainda serão realizadas a respeito da matéria”.

Desde a entrada em vigor da Resolução nº 400/2016 da Anac, em junho de 2017, as empresas aéreas estão autorizadas a cobrar pelo despacho de bagagens. A norma diz que o passageiro tem direito a transportar como bagagem de mão um volume de até 10 quilos em viagens nacionais e internacionais, com limite de até 55 centímetros (cm) de altura por 40 cm de comprimento

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Aquário do Pantanal

Justiça livra empresa e ex-servidores de pagar R$ 2 milhões por morte de peixes do Bioparque

Idoso mascarado deixa sacolas com bombas e Terminal Morenão é isolado

janja pantanal

Janja vai levar demandas de comunidades do Pantanal à COP30

regimento camara de caracol

TCE-MS nega recurso e mantém decisão que reprovou contas da Câmara Municipal de Caracol

Notícias mais lidas agora

Idoso mascarado deixa sacolas com bombas e Terminal Morenão é isolado

Solto há 4 dias, empreiteiro foi preso novamente em operação contra esquema de corrupção em MS

secretária

Secretária diz que Prefeitura vai cumprir prazo do 13º salário aos servidores

Vídeo mostra funcionários correndo após estrutura de restaurante desabar em SP

Últimas Notícias

Polícia

Esquadrão decide desarmar bomba ao invés de detonar artefato no Terminal Morenão

Segundo o comandante da operação, a análise é feita para verificar qual a melhor maneira de dar fim à bomba

Polícia

Virando rotina? Bope é acionado pela segunda vez na semana por suspeita de bomba em Campo Grande

Idoso abandonou duas sacolas com artefatos explosivos no Terminal Morenão nesta quarta-feira

Transparência

Justiça anula concurso público para professores temporários da prefeitura de Itaquiraí

Ministério Público Estadual foi quem moveu ação civil por enxergar irregularidades no certame; se município descumprir sentença deve pagar multa diária de R$ 10 mil

Brasil

Vereadores trocam socos durante sessão parlamentar no Acre

Sessão precisou ser encerrada após a confusão