Pular para o conteúdo
Brasil

Bolsonaro nomeia reitor menos votado pela 3ª vez

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o terceiro nome da lista tríplice, o professor Janir Alves Soares, como novo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) É a terceira nomeação de reitor feita pelo presidente que não acata a decisão da maioria da comunidade universitária. Ele já havia nomeado o segundo e […]
Arquivo -
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o terceiro nome da lista tríplice, o professor Janir Alves Soares, como novo reitor da Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) É a terceira nomeação de reitor feita pelo presidente que não acata a decisão da maioria da comunidade universitária.

Ele já havia nomeado o segundo e terceiro colocados, respectivamente, para as federais do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Recôncavo da Bahia (UFRB). Apesar de a escolha do reitor ser prerrogativa do presidente, a nomeação de candidato menos votado rompe uma tradição que se mantinha desde 2003, na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Procurado, o governo Bolsonaro não informou quais critérios foram adotados para a escolha desses três nomes.

A chapa de Soares recebeu apenas 5,2% dos votos válidos dos professores, funcionários e alunos da UFVJM. O atual reitor, Gilciano Nogueira, ficou em primeiro lugar e se disse surpreso com a escolha do governo federal. “Em todas as reuniões e exposições públicas, o ministro vem dizendo que vai escolher os reitores pela capacidade de gestão e ausência de atuação ou identificação partidária. Eu consegui zerar as dívidas da universidade, equilibrei as contas, retomei obras paradas em meio à crise financeira que atinge todo o sistema federal. E isso foi reconhecido pela comunidade acadêmica”, ressaltou.

Ele acredita que a decisão tenha influência política, uma vez que, quando reitor, recebeu a caravana do ex-presidente Lula, que foi quem criou a instituição. “Respeito a decisão e confio na capacidade de gestão do professor que foi nomeado, mas lamento que a decisão e autonomia da universidade não estejam sendo respeitadas”, afirmou Nogueira. Soares é professor de Odontologia e já ocupou cargos de direção na UFVJM. O Estado de S. Paulo tentou contato com Soares, mas não o localizou.

Essa foi a oitava nomeação de reitor feita por Bolsonaro. Além dos três casos em que o indicado não foi o mais votado, o governo federal questionou a eleição e não aceitou a lista tríplice da Universidade Federal Grande (UFGD). Uma reitora interina foi nomeada. Nos outros casos, como o da Universidade Federal do (UFRJ), a maior do País, se indicou a mais votada.

Peso do voto

Os questionamentos feitos pelo governo Bolsonaro ao processo de eleição das universidades ocorre após a gestão Michel Temer ter editado um documento em que diz ser ilegais as consultas internas para escolha de reitor nas quais o peso do voto dos professores é menor do que 70%. A posição contraria a prática da maioria das universidades, que adotam processos de escolha nos quais o voto de cada categoria tem o mesmo peso, um terço do total.

Em nota, o MEC reiterou ontem que as nomeações são “atribuição discricionária do presidente”. Apenas neste ano, o governo Bolsonaro deverá escolher os reitores de outras três universidades federais – são 63, no total. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso suspeito de atirar em carro de sobrinha em Dourados

paranaíba

Prazo para inscrições de processo seletivo em Paranaíba termina nesta segunda-feira

Estouro de vidro temperado: saiba como prevenir acidentes e quais os direitos do consumidor

volei

Brasil e Venezuela decidem Sul-Americano feminino sub-17 de vôlei

Notícias mais lidas agora

MP pede para juiz seguir com processos sobre mau cheiro da JBS no Nova Campo Grande

bets bolsa família

Ministério da Fazenda e Conar assinam acordo para fiscalizar publicidades de bets

Homem de 58 anos tem mal súbito e morre durante jogo de futebol em Campo Grande

Suspeito de estupro de crianças é espancado e tem casa incendiada no Dom Antônio Barbosa

Últimas Notícias

Cotidiano

Corumbá faz aniversário sob 39,9 °C e se torna a 2ª cidade mais quente do Brasil neste domingo

Corumbá também registrou baixa umidade do ar (31%)

Brasil

Acidente provocado por motorista bêbado mata 8 pessoas, 6 da mesma família

A colisão envolveu um caminhão, dois carros e uma moto. Ao todo, oito pessoas morreram

Esportes

Carol Santiago é tricampeã mundial dos 100m costas em Singapura

País fecha primeiro dia com 6 medalhas: 2 ouros, 1 prata e 3 bronzes

Transparência

Pollon e Catan desprezam Azambuja no comando do PL e faltam em evento com líder nacional do partido

Ex-governador, depois de década, deixa partido e vai chefiar em MS o PL de Jair Bolsonaro