Pular para o conteúdo
Brasil

Vaticano beatifica madre após reconhecer milagre operado em SP

O Vaticano beatificou neste sábado (3) a madre italiana Clélia Merloni (1861-1930) por um milagre atribuído a ela na cura de um médico em Ribeirão Preto (SP) em 1951. A beatificação, etapa anterior à canonização, foi oficializada durante uma missa presidida na Basílica de São João de Latrão, em Roma, segundo informações divulgadas pelo Vatican News, órgão oficial […]
Arquivo -

O beatificou neste sábado (3) a madre italiana Clélia Merloni (1861-1930) por um milagre atribuído a ela na cura de um médico em Ribeirão Preto (SP) em 1951.

A beatificação, etapa anterior à canonização, foi oficializada durante uma missa presidida na Basílica de São João de Latrão, em Roma, segundo informações divulgadas pelo Vatican News, órgão oficial de notícias da sede da igreja católica.

Madre Clélia é fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, entidade criada em 1894 em Viareggio, Itália, com representações no e no mundo.

No início deste ano, o Papa Francisco reconheceu a intercessão dela na cura do médico Pedro Ângelo de Oliveira Filho, que sofria da síndrome de Landry-Guillain-Barré, doença que paralisa os músculos do corpo. A causa tinha sido aberta pela Santa Sé em 1988.

Segundo o Instituto das Apóstolas, ainda existem graças atribuídas a madre Clélia não reconhecidas como milagres que no futuro podem levar à canonização.

O milagre reconhecido

Segundo relatos da igreja, em 14 de março de 1951 o médico brasileiro, então com 41 anos, foi acometido por uma paralisia nos membros e internado na Santa Casa de Ribeirão Preto.

Quadro que impedia o paciente de falar, comer, beber e engolir, e evoluiu para uma insuficiência respiratória aguda, de acordo com os registros.

Depois de um diagnóstico sem esperanças em uma época com menos recursos médicos, o paciente recebeu o sacramento da extrema unção.

Na noite de 20 de março daquele ano, “no mais profundo desespero”, a mulher do médico encontrou irmã Adelia Alvez Barbosa, que a convidou a rezar, segundo os registros, pedindo a intercessão da madre italiana.

Além disso, a irmã usou pequenos fios de um tecido, material que teria sido extraído de um hábito usado pela madre italiana, na água ingerida pelo paciente.

De acordo com os relatos registrados pela igreja católica, assim que bebeu água com partículas do tecido, com dificuldade, o paciente parou de salivar e começou aos poucos a se recuperar e inclusive surpreendeu um amigo médico, que o visitou na manhã seguinte.

O médico voltou a andar em torno de 20 dias depois, sem nenhuma sequela, de acordo com o relatório da igreja.

Na época da cura, uma missa em ação de graças foi realizada na Igreja Matriz de Ipuã (SP), onde o médico atuava e tinha um consultório.

Oliveira Filho morreu 35 anos depois, mas em decorrência de uma parada cardíaca, em setembro de 1986.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
paredão bbb 25 enquete

Vai sair escorraçado? Maike, Vini ou Rê: vote em quem você elimina do 15º paredão do BBB 25

Representante de Comércio dos EUA fala em avanço em negociações, mas destaca críticas ao Brasil

Roberto Hashioka

Hashioka destaca decisão e aponta “milícia digital” nas eleições em Nova Andradina

‘Traída como eleitora’, diz Camila Jara sobre apoio de Riedel à anistia para envolvidos no 8 de janeiro

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

Consórcio Guaicurus vai a julgamento por não pagar multa milionária a Campo Grande

santa casa

Disputa por R$ 46 milhões: Justiça manda intimar município antes de decidir recurso da Santa Casa

arauco

População de Inocência deve triplicar no pico das obras de indústria

Últimas Notícias

Cotidiano

MTE divulga lista atualizada de trabalho escravo em MS

Corumbá é a cidade com maior número de denúncias em MS

Sem Categoria

Número de alunos no ensino técnico de nível médio cresce apenas metade do previsto

Em 2014, o Brasil aprovou o PNE que estipulava 4,8 milhões de matrículas; número atual é apenas 49,6% da meta

Polícia

Drogas e arma de fogo são apreendidas em encomendas dos Correios

Equipes da Guarda Civil Metropolitana foram acionadas para o local no fim da manhã desta quarta-feira (9)

Cotidiano

‘Foco é o recapeamento completo’, garante prefeita sobre asfalto velho

Prefeitura iniciou força-tarefa em que pretende realizar até 2 mil reparos por dias nas ruas de Campo Grande