Pular para o conteúdo
Brasil

Vacina contra febre amarela deve ser aplicada dez dias antes da viagem

Orientação foi feita pelo Ministério da Saúde
Arquivo -

Orientação foi feita pelo Ministério da Saúde

A poucos dias do início do carnaval, o Ministério da Saúde reforçou hoje (29) que a contra a deve ser aplicada pelo menos dez dias antes de qualquer viagem para locais do país onde há recomendação de imunização. A pasta destacou que a orientação só é válida para pessoas que nunca se vacinaram: quem já tiver recebido uma dose ao longo da vida não precisa procurar novamente os postos de saúde.

“Para garantir a proteção, a dose deve ser aplicada com, pelo menos, dez dias de antecedência à viagem, tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença”, informou o ministério por meio de nota. Ao todo, 20 estados e o Distrito Federal fazem parte da chamada Área com Recomendação de Vacinação. “Para quem vai se deslocar no período do carnaval para uma dessas áreas, a recomendação é buscar a imunização até o fim de janeiro”.

Os casos de febre amarela registrados no país, segundo o comunicado, permanecem no ciclo silvestre da doença – quando a enfermidade é transmitida apenas por mosquitos encontrados em regiões de mata, dos gêneros Haemagogus e Sabethes. O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942. “Portanto, os cuidados devem ser redobrados para os viajantes que se deslocarem para zonas rurais e áreas de mata”, informou o ministério.

Ainda de acordo com o governo federal, desde 2017 até o momento, foram encaminhadas cerca de 57,4 milhões de doses da vacina para todo o país, sendo 48,4 milhões de doses apenas para os estados de , Minas Gerais, , Espírito Santo e Bahia, onde a estratégia de vacinação está sendo intensificada.

Dose única

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única contra a febre amarela, recomendado a partir de 2014 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o ministério, estudos comprovaram que uma dose é suficiente para proteger a pessoa durante toda a vida.

“A vacina para a febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença, e confere proteção entre 90 e 98%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos”, destacou a nota.Vacina contra febre amarela deve ser aplicada dez dias antes da viagem

Para algumas populações, a vacina é contraindicada. São elas: pessoas com alergia grave ao ovo; portadores de doença autoimune; pacientes em tratamento com quimioterapia/radioterapia; crianças menores de 6 meses e pessoas que vivem com HIV/aids (com contagem de células CD4 menor que 350 células/mm3).

“Para essas pessoas, a prevenção pode ser feita com uso de repelentes e roupas de manga comprida, além de evitar locais com evidência de circulação do vírus”, orientou a pasta.

Outros grupos devem ser vacinados somente se estiverem em áreas de risco e, antes, devem ser avaliados por um serviço de saúde para definir se há necessidade de vacinação. É o caso de gestantes; mulheres que estão amamentando; idosos; pessoas que vivem com HIV; pacientes que já terminaram o tratamento com quimioterapia/radioterapia; e pessoas que fizeram transplante.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpmi

Com senadores de MS, CPMI do INSS ouve ex-ministro Carlos Lupi nesta segunda-feira

‘Vergonha e medo’: avó é suspeito de estuprar das netas de 5 e 7 anos em Campo Grande

cela

Denúncia de direcionamento faz TCE-MS suspender licitação de refeições para presídios

CARTAZ NO CENTRO CAMPO GRANDE HOMEM BUSCA PERFIL ESPECÍFICO DE MULHER

Anônimo busca perfil específico de mulher e polemiza com cartaz no Centro: ‘meu chocolatinho’

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Proposta de financiamento a hospitais visa maior eficiência e redução de sobrecarga

Últimas Notícias

Cotidiano

De maquiagem à gastronomia, secretaria oferece cursos gratuitos em Campo Grande

Voltadas ao público feminino, capacitações ocorrem esta semana em diversas regiões da cidade

Pimenta

Padrinho queimado, indicado chamuscado: candidato começa mal na corrida pela Segov

Rejeição ao nome indicado é grande nos bastidores

Política

Justiça nega recurso do MP e mantém verba ‘extra’ a vereadores de Angélica

Ação popular alegou que valores seriam para 'inflar' salários, mas indenizações continuam

Transparência

Pavimentação e drenagem irá custar R$ 1,36 milhão em Bodoquena

Rainha Construtora LTDA será a responsável pela obra