Pular para o conteúdo
Brasil

TSE barra candidatura de Garotinho e o afasta de campanha ao governo do RJ

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (27), por unanimidade, que o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PRP) está inelegível e, portanto, deve suspender de imediato a campanha ao governo fluminense nas eleições deste ano. Ele também está proibido de gastar recursos do Fundo Eleitoral. O TSE confirmou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do […]
Arquivo -

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (27), por unanimidade, que o ex-governador do Rio (PRP) está inelegível e, portanto, deve suspender de imediato a campanha ao governo fluminense nas eleições deste ano. Ele também está proibido de gastar recursos do Fundo Eleitoral.

O TSE confirmou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), que no último dia 6 já negou o registro de candidatura a Garotinho. Ele figura como segundo colocado em pesquisas de intenção de voto ao governo do Rio.

Garotinho teve seus direitos políticos suspensos pelo TSE por ter sido condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, em julho, pela segunda instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O caso envolve desvios de R$ 234,4 milhões da área de Saúde do Rio de Janeiro quando ele era secretário da pasta, entre 2005 e 2006.

Trata-se do primeiro caso em que o TSE aplicou a Ficha Limpa em face de condenação por improbidade nas eleições majoritárias deste ano, estabelecendo jurisprudência para os julgamentos daqui em diante.

Para o relator do caso, ministro Og Fernandes, a condenação se enquadra de modo preciso nos critérios da Lei da Ficha Limpa, que prevê a inelegibilidade de pessoas condenadas por improbidade em órgãos judiciais colegiados. “Não há dúvida de que a condenação atende aos requisitos”, afirmou.

Acompanharam o relator os ministros Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Jorge Mussi e a presidente da Corte, ministra Rosa Weber. “Entendo plenamente evidenciada a causa de inelegibilidade”, afirmou ela.

A defesa de Garotinho alegou que a inelegibilidade poderia ser afastada pelo fato de a pena imposta, de mais de dois anos de prisão, ter sido convertida em pagamento de multa e serviços à comunidade. O TSE não acolheu o argumento.

Os advogados ainda não se manifestaram sobre a decisão do TSE. Mesmo afastado da campanha, Garotinho ainda tem a possibilidade de entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar garantir sua presença na disputa ao Palácio Guanabara.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Lula conversa com presidente da Comissão Europeia e reitera expectativa por acordo com Mercosul

Preço da cesta básica em Dourados tem aumento de 4,26% e variação de até 640,26%

Pais são presos por maus-tratos a recém-nascido encontrado em bar em Aquidauana

Entrega de Medalha do Mérito homenageia 123 militares em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

Deputado do RJ que usava loja do Flamengo em MS para lavar dinheiro tinha assessor para encobrir crimes

O milagre que ficou de fora: Cura de rapaz em estado vegetativo é atribuída a Carlo Acutis em MS

ACP denuncia manobra por regime de urgência para escola civil metropolitana em Campo Grande

Últimas Notícias

Famosos

Ela mentia! Estrela da Netflix é desmascarada e verdadeira idade vem à tona; entenda

Estrela da Netflix, Nikki Rodriguez teve a verdadeira idade desmascarada após teoria surgir nas redes sociais

MidiaMAIS

O milagre que ficou de fora: Cura de rapaz em estado vegetativo é atribuída a Carlo Acutis em MS

Gabriel Terron Nunzio teve a saúde restabelecida após ficar em estado vegetativo devido à parada cardíaca

Política

Câmara de Campo Grande promove audiência pública para debater Rota Bioceânica

O encontro está previsto para acontecer na manhã do dia 12 de setembro, no plenário da Casa de Leis

Cotidiano

Para o Ministério do Trabalho, subocupação é o maior obstáculo para o pleno emprego em MS

Isto significa que MS deve diminuir o número de pessoas que trabalham menos de 40h semanais, mas querem trabalhar mais