Pular para o conteúdo
Brasil

TSE barra candidatura de Garotinho e o afasta de campanha ao governo do RJ

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (27), por unanimidade, que o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PRP) está inelegível e, portanto, deve suspender de imediato a campanha ao governo fluminense nas eleições deste ano. Ele também está proibido de gastar recursos do Fundo Eleitoral. O TSE confirmou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do […]
Arquivo -

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (27), por unanimidade, que o ex-governador do Rio (PRP) está inelegível e, portanto, deve suspender de imediato a campanha ao governo fluminense nas eleições deste ano. Ele também está proibido de gastar recursos do Fundo Eleitoral.

O TSE confirmou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), que no último dia 6 já negou o registro de candidatura a Garotinho. Ele figura como segundo colocado em pesquisas de intenção de voto ao governo do Rio.

Garotinho teve seus direitos políticos suspensos pelo TSE por ter sido condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, em julho, pela segunda instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O caso envolve desvios de R$ 234,4 milhões da área de Saúde do Rio de Janeiro quando ele era secretário da pasta, entre 2005 e 2006.

Trata-se do primeiro caso em que o TSE aplicou a Ficha Limpa em face de condenação por improbidade nas eleições majoritárias deste ano, estabelecendo jurisprudência para os julgamentos daqui em diante.

Para o relator do caso, ministro Og Fernandes, a condenação se enquadra de modo preciso nos critérios da Lei da Ficha Limpa, que prevê a inelegibilidade de pessoas condenadas por improbidade em órgãos judiciais colegiados. “Não há dúvida de que a condenação atende aos requisitos”, afirmou.

Acompanharam o relator os ministros Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Jorge Mussi e a presidente da Corte, ministra Rosa Weber. “Entendo plenamente evidenciada a causa de inelegibilidade”, afirmou ela.

A defesa de Garotinho alegou que a inelegibilidade poderia ser afastada pelo fato de a pena imposta, de mais de dois anos de prisão, ter sido convertida em pagamento de multa e serviços à comunidade. O TSE não acolheu o argumento.

Os advogados ainda não se manifestaram sobre a decisão do TSE. Mesmo afastado da campanha, Garotinho ainda tem a possibilidade de entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar garantir sua presença na disputa ao Palácio Guanabara.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado com 12 tiros no Tiradentes tinha mais de 20 passagens por roubo e associação criminosa 

Semana inicia com 4,8 mil vagas de emprego para Mato Grosso do Sul

Seis presos escapam de delegacia em Ponta Porã e dois seguem foragidos

VÍDEO: PRF encontra mais de 1 tonelada de cocaína em carga de minério em MS

Notícias mais lidas agora

Executado com 12 tiros no Tiradentes tinha mais de 20 passagens por roubo e associação criminosa 

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Xabi Alonso comandará o Real Madrid no Mundial, e Ancelotti fica livre para seleção, diz jornal

Últimas Notícias

Cotidiano

Mapa do crime: número de furtos expõe vulnerabilidade dos bairros de Campo Grande

Veículos, fios de cobre e até cotonetes viram alvo de furtos em Campo Grande

Cotidiano

Santa Casa fecha PS e Campo Grande chega a 106 mortes por doenças respiratórias

Maior hospital de Mato Grosso do Sul chegou a suspender temporariamente os atendimentos médicos no Pronto Atendimento Adulto e Infantil

Mundo

‘Salvemos a comunicação de todo preconceito, rancor, fanatismo e ódio’, diz Papa Leão XIV

Pontífice também fez um apelo pela libertação de jornalistas presos "por terem desejado contar a verdade"

Economia

EXPOAGRO 2025: Dourados recebe a terceira maior fabricante mundial de motocicletas

A EXPOAGRO 2025 traz uma novidade para os apaixonados por motociclismo: a chegada da Bajaj a Dourados. O grupo Smaff inaugurou um estande no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, onde, de 9 a 18 de maio, o público pode conhecer e adquirir modelos da marca indiana, reconhecida como a terceira maior fabricante mundial … Continued