Em sessão administrativa realizada na manhã desta quinta-feira (14), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou o uso de forças federais em quatro municípios de Tocantins durante o das eleições suplementares para governador e vice no estado, marcada para 23 de junho. Segundo o TSE os militares atuarão em aldeias indígenas de difícil acesso nos municípios de Goiatins, Pedro Afonso, Tocantínia e Formoso do Araguaia.

De acordo com a Agência Brasil, a medida é prevista no Código Eleitoral, e tem o objetivo de reforçar a segurança pública para garantir a normalidade da votação. Em nota o Tribunal informou que “as solicitações aprovadas pelo TSE são encaminhadas ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas”.

Irão disputar a governadoria de Tocantins está sendo disputada no segundo turno por, Mauro Carlese (PHS) e Vicentinho (PR). A foi necessária depois da cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e de sua vice, Cláudia Lélis (PV) por arrecadação ilícita de recursos para a campanha de 2014.

No primeiro turno, Carlese obteve 30,3% dos votos, enquanto Vicentinho (PR) ficou com 22,2%. Os demais candidatos, Carlos Amastha (PSB) alcançou 21,4%, Kátia Abreu (PDT) 15,6% e Márlon Reis (Rede), chegou a 9,9%.

 

Informações Agência Brasil