Pular para o conteúdo
Brasil

Rio já tem 131 macacos mortos em todo o estado; 69% foram vítimas de ação humana

Por meio de espancamento ou de envenenamento
Arquivo -

Por meio de espancamento ou de envenenamento

O estado do já contabiliza 131 macacos mortos desde o início do ano. No entanto, a maioria das mortes não deve ter relação com o vírus da . Do total, 69% registram sinais de ataques humanos, seja por meio de espancamento ou de envenenamento. É o que aponta a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) da prefeitura do Rio de Janeiro, órgão ao qual está vinculado o Instituto Jorge Vaitsman, que vem recebendo os animais recolhidos em todo o estado para necrópsia.Rio já tem 131 macacos mortos em todo o estado; 69% foram vítimas de ação humana

O balanço divulgado hoje (25) pelo órgão aponta ainda que 32 dos 131 macacos mortos foram encontrados na cidade do Rio de Janeiro. Os dados justificam a preocupação de órgãos ambientais com um desconhecimento de parte da população em relação à forma de transmissão da febre amarela. Na capital, o Parque Nacional da Tijuca vem realizando campanhas nas redes sociais para desmitificar a ideia de que, sacrificando os animais, pode-se evitar a doença em humanos. 

Os macacos são aliados que ajudam a mapear a presença do vírus e não transmitem a febre amarela, que só é adquirida por meio da picada de um mosquito infectado. Segundo especialistas (link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-01/especialistas-investigam-relacao-entre-febre-amarela-e-degradacao-ambiental), a infecção nos animais dura entre três e cinco dias e, após esse período, eles morrem ou se tornam imunes. Dessa forma, as agressões atingem geralmente macacos sadios, que não tiveram contato com o vírus, ou que já estão imunizados.Ante da situação, a Linha Verde, programa do Disque-Denúncia específico para delatar crimes ambientais no Rio de Janeiro, lançou uma campanha contra as agressões aos macacos. As denúncias podem ser feitas por meio dos telefones 2253-1177 (para chamadas na capital) e 0300-253-1177 (interior do estado, custo de ligação local) ou por aplicativo para celulares. De acordo com a legislação ambiental, matar animal silvestre é crime e o autor pode ser condenado a uma pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa.

Transmissão

A febre amarela é uma doença de surto que atinge grupos de macacos e humanos e é causada por um vírus da família Flaviviridae. Em áreas rurais e silvestres, ela é transmitida pelo mosquito Haemagogus. Em área urbana, pode ser transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo da dengue, zika e chikungunya. No entanto, não há registros no Brasil de transmissão da febre amarela em meios urbanos desde 1942.

De acordo com boletim divulgado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, casos já foram registrados em nove municípios fluminenses. Ao todo, 25 pessoas contraíram a doença no estado e oito morreram. A vacina, disponibilizada gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é o principal meio de combate à doença.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Três empresas são credenciadas para reforma no plenário da Alems

Mulher de 67 anos ateou fogo em lixo e causou incêndio na Serra da Bodoquena, diz PMA

Luto! Famosos se despedem de Robert Redford com últimas homenagens; veja

Defesa Civil de Dourados alerta para ondas de calor e tempestades na Primavera

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

passageira onibus

VÍDEO: Passageira briga por assento em ônibus e agride estudante no Zé Pereira em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Polícia identificou um dos envolvidos no assassinato de Ruy Ferraz Fontes, diz Derrite

Autoridades policiais apontam a participação de mais cinco indivíduos no crime

Trânsito

Chuva provoca aquaplanagem de van na BR-163 entre Campo Grande e Anhanduí

Devido ao acidente, houve desvio de tráfego no trecho, no entanto, o fluxo voltou ao normal cerca de duas horas depois

Transparência

Com mais de R$ 136 milhões do fundo de segurança em conta, prioridade da Sejusp será compra de viaturas

Repasse é feito na modalidade fundo a fundo, transferindo os recursos diretamente ao caixa da secretaria

Famosos

‘Quem gosta de novinho, fica no ninho’: aos 89, Carlos Alberto sensualiza e deixa fãs babando com foto de sunga

"Dando surra em muito garotão!" e "Está com a pele melhor que a minha" foram algumas reações sobre a foto de Carlos Alberto sem camisa