Pular para o conteúdo
Brasil

Moro ordena transferência de Sérgio Cabral do Rio para o Paraná

A pedido do MPF que constatou regalias no cárcere
Arquivo -

A pedido do MPF que constatou regalias no cárcere

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou nesta quinta-feira (18) a transferência do ex-governador do da Cadeia Pública José Frederico Marques, na capital fluminense, para o Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Moro atendeu a pedido do MPF (Ministério Público Federal) que, após constatar a existência de regalias ao ex-governador no cárcere, decorrentes da ação de uma organização criminosa comandada por ele dentro da administração penitenciária, solicitou a transferência.

O magistrado de Curitiba afirmou ser “evidente” que Cabral ainda possui “relevantes conexões com autoridades públicas” do estado. “Mantendo-o no Rio de Janeiro, constituirá um verdadeiro desafio às autoridades prisionais ou de controle prevenir a ocorrência de irregularidades e privilégios”, escreveu Moro na decisão.

“É de interesse público retirá-lo do estado do Rio de Janeiro para romper ou dificultar seus contatos com os anteriores parceiros criminosos”, acrescentou Moro.Moro ordena transferência de Sérgio Cabral do Rio para o Paraná

O pedido de transferência foi enviado a Moro por ele ter sido o primeiro a determinar a prisão preventiva de Cabral, em novembro de 2016. O ex-governador é investigado em Curitiba por ter sido acusado de receber propinas ligadas à Petrobras, em obras do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro).

Antes que a transferência ocorra, no entanto, o juiz de Curitiba solicitou a anuência do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, que já condenou Cabral por corrupção em outros casos e também expediu mandados de prisão preventiva contra o ex-governador.

“Evidentemente, se o Sr. Juízo da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro entender que a transferência não é pertinente no momento, este julgador poderá ser informado, quando a questão poderá ser reavaliada”, escreveu Moro.

Cabral já foi denunciado cerca de 20 vezes pelo MPF, em diferentes investigações sobre esquemas de corrupção no período em que ele foi governador do Rio, entre 2007 e 2014.

Privilégios

Segundo informações do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, as investigações identificaram que, desde que ingressou no sistema penitenciário do Rio, “o ex-governador contou com a estruturação de diversos privilégios em torno de si, constituindo tratamento injustificadamente diferenciado, com ofensa aos princípios da legalidade, da impessoalidade e da moralidade”.

O Ministério Público ressalta que, em um de seus momentos mais significativos, o desrespeito às regras do presídio incluiu a tentativa de instalação de uma espécie de sala de cinema, dotada de equipamento de home theater e acervo de DVDs, supostamente doados por pastores evangélicos.

“Questionada, a Seap de princípio indicou que a doação teria partido de uma igreja evangélica devidamente cadastrada e se destinaria a ‘ressocialização’ dos detentos. Pouco depois, o pastor da referida igreja afirmou que não houvera doado equipamento algum”, diz nota do MP estadual.

Em decorrência das regalias a Cabral, os procuradores estaduais do Gaes-MPRJ (Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública) pediram o afastamento do secretário de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, coronel Erir Ribeiro.

O MPRJ quer ainda o afastamento do subsecretário adjunto de gestão operacional da Seap (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, Sauler Antônio Sakalen; do diretor e subdiretor da penitenciária Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu VIII), respectivamente, Alex Lima de Carvalho e Fernando Lima de Farias; e do diretor e o subdiretor da Cadeia Pública José Frederico Marques (Cadeia Pública de Benfica), Fábio Ferraz Sodré e Nilton César Vieira da Silva.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quarta é dia de quiz sobre Carlo Acutis na Capela do Milagre em Campo Grande

Daniela ou Felipe? Veja quem é o grande campeão do MasterChef Brasil 2025

Quarta-feira será quente e seca em Mato Grosso do Sul

Corpo é encontrado em porta-malas de carro paraguaio na fronteira com MS

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Acusado de matar pintor com pedradas e facada no pescoço é preso em Corumbá

Últimas Notícias

Mundo

China faz exibição de força em desfile militar; Trump ironiza encontro entre Xi, Putin e Kim

Evento marcou o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial

Política

STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Defesa de Bolsonaro deve reforçar teses já apresentadas anteriormente

Polícia

Apreensões de drogas pelo DOF aumentam mais de 60% em Mato Grosso do Sul

Prejuízo estimado ao crime ultrapassa os R$ 300 milhões

Emprego e Concurso

De farmacêutico a peixeiro, Funsat tem 1,6 mil vagas de emprego nesta terça-feira

Em Campo Grande, há vagas para 152 profissões diferentes, sendo que a maioria delas não exige experiência para ingressar