Pular para o conteúdo
Brasil

Iphan apura destruição de arte rupestre sagrada para povos do Xingu

 Inspeção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( Iphan) constatou a retirada de um painel com gravuras rupestres localizado na Gruta de Kamukuwaká, em Mato Grosso. O sítio arqueológico é tombado pelo Iphan como patrimônio cultural do país desde 2010 e considerado local sagrado por 11 etnias indígenas do Alto Xingu.  O diretor […]
Arquivo -

 Inspeção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( ) constatou a retirada de um painel com gravuras rupestres localizado na Gruta de Kamukuwaká, em Mato Grosso. O sítio arqueológico é tombado pelo Iphan como patrimônio cultural do país desde 2010 e considerado local sagrado por 11 etnias indígenas do Alto Xingu.

 O diretor do Centro Nacional de Arqueologia do Iphan, Flávio Calippo, informou que o órgão já solicitou investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal para o caso. Apurações preliminares da Polícia Militar indicam a retirada criminosa das placas na gruta onde estavam as pinturas rupestres. Ele disse que é possível as placas terem sido arrancadas intencionalmente. “Existe um processo natural de desplacamento, mas o que parece, embora ainda não haja um laudo sobre isso, é que foi uma atividade intencional.”

 Paulo Junqueira, do Instituto Socioambiental, criticou a falta de proteção das áreas depredadas. Coordenador da equipe do instituto no Território Indígena do Xingu, Junqueira disse que a intensificação do turismo na região da gruta deixou as gravuras rupestres sagradas muito vulneráveis.

 “O tombamento foi uma coisa que aconteceu só no papel. Nenhuma ação para a salvaguarda desses lugares foi feita. Não tem sequer uma placa dizendo que é tombado, não tem nenhuma ação de educação nas cidades do entorno, não tem nenhum sistema de vigilância para proteger aquelas áreas. Então, faltou um plano de salvaguarda pós o tombamento”, afirmou Junqueira.

 O Iphan aguarda a apuração da Polícia Federal para definir as medidas que serão tomadas para proteção do sítio arqueológico da Gruta de Kamukuwaká.

 Outras gravuras rupestres sagradas para os indígenas estão em galerias inferiores das grutas, cobertas por areia, mas visíveis em algumas épocas do ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Esfaqueado que ficou gravemente ferido em Dourados é integrante do PCC, diz polícia

Tataravô dos dinossauros? Um dos mais antigos répteis gigantes do Brasil é achado

Marquinhos espera que seleção se adapte rapidamente a Ancelotti

Caminhão com 20 mil pacotes de cigarros contrabandeados é apreendido na MS-299

Notícias mais lidas agora

Relatório pago pelo Consórcio Guaicurus esconde ônibus velhos e ‘fecha olhos’ para lucro milionário

MPMS reprova 100% dos candidatos de concurso para promotor e concorrentes suspeitam de arrecadação

ambulâncias

Após denúncia, MPF quer informações sobre ambulâncias paradas em Campo Grande

Saída de MC Poze do Rodo do presídio é marcada por tumulto

Últimas Notícias

Cotidiano

Reincidente, dono de bar é condenado a pagar R$ 50 mil por poluição sonora

Condenação é devido a uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público

Brasil

Resultado da primeira etapa do Revalida 2025 é publicado

Em maio, o Inep publicou o edital da segunda etapa da primeira edição de 2025 do Revalida

Polícia

Motorista bêbado bate em carros estacionados e deixa um ferido

O motorista transitava em alta velocidade quando aconteceu o aacidente

Esportes

SP Open confirma presença de Bia Haddad, Luisa Stefani e Laura Pigossi

A venda de ingressos começa este mês, sendo que a entrada será gratuita para as partidas do qualifying