Pular para o conteúdo
Brasil

CNPE aprova dois leilões do pré-sal para o segundo semestre de 2019

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou hoje (17) a realização de duas rodadas de licitações de petróleo e gás natural para 2019.  A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) será a responsável pela 16ª Rodada de Licitação sob regime de concessão, a 6ª Rodada de Partilha do Pré-Sal, prevista para […]
Arquivo -

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou hoje (17) a realização de duas rodadas de licitações de petróleo e gás natural para 2019.  A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) será a responsável pela 16ª Rodada de Licitação sob regime de concessão, a 6ª Rodada de Partilha do , prevista para o segundo semestre do próximo ano.

“Para a realização da 16ª Rodada de Licitações de blocos sob o regime de concessão, marcada para outubro de 2019, serão selecionados blocos localizados nas bacias de Pernambuco-Paraíba, de Jacuípe, de Camamu-Almada, de Campos e de Santos. Serão contemplados 42 blocos, distribuídos em sete setores de cinco bacias sedimentares, com área total em oferta de 29.911,62 quilômetros quadrados (km²)”, informou o Ministério de Minas e Energia.

Sobre a 6ª Rodada de Partilha do Pré-Sal, o ministério informou que foram incluídos dois novos blocos: Sudoeste de Sagitário e Norte de Brava, totalizando cincos. De acordo com  a pasta, houve também readequação das dimensões dos blocos: Aram, Cruzeiro do Sul (antigo Sudeste de Lula, Sul e Sudoeste de Júpiter) e Bumerangue.

O CNPE aprovou ainda os estudos de prospectos para a realização da 7ª e 8ª rodadas de partilha de Produção do pré-sal, que devem ocorrer no biênio 2018-2019. A proposta contempla sete blocos localizados internamente ao Polígono do Pré-sal das bacias de Campos e Santos e que juntos contabilizam 14.610,68 km². Para a 7ª Rodada de Partilha, prevista para 2020, estão sendo recomendados os blocos Esmeralda, Ágata e Água Marinha. Para a 8ª Rodada de Partilha, que deverá ser realizada em 2021, estão previstos os blocos Tupinambá, Jade, Ametista e Turmalina.

O debate sobre o excedente da cessão onerosa, que estava previsto para a reunião do CNPE, não ocorreu. A expectativa era que o CNPE aprovasse a realização do leilão do excedente da cessão onerosa nesta segunda-feira. Entretanto, o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu ao ministério e ao CNPE mais informações sobre o edital e a minuta do contrato, o que fez com que o tema saísse da pauta.

A reunião de hoje já ocorreu com as mudanças na composição do conselho, estabelecidas pelo governo no início do mês. Participaram os ministros das Relações Exteriores e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Dois representantes da sociedade civil e da academia ganharam vagas no Conselho. O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, presidiu a reunião e o futuro ministro da pasta, Bento Costa Lima de Albuquerque Junior, também participou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Estagigatos’ viralizam ao mostrar rotina de trabalho em órgão público

Conselho aprova fusão entre Marfrig e BRF

Bolsonaro deixa prisão domiciliar e segue para hospital com escolta da PF

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS de poluir córrego turístico em MS

Imagem de Nossa Senhora da Aparecida resiste a incêndio em residência no Noroeste

VÍDEO: incêndio atinge área de mata no Parque dos Poderes em Campo Grande

rodada

Rodada de futebol tem cinco partidas no Brasileirão; confira horários e onde assistir

Últimas Notícias

Famosos

Medalhista olímpica, Flávia Saraiva engata namoro com filho de ídolo do Botafogo; conheça ele

Flávia Saraiva surgiu acompanhada no The Town, em São Paulo, e assumiu um novo relacionamento

Transparência

Estradas vicinais de MS recebem apenas 21% do valor necessário para manutenção, diz estudo

Estado possui mais de 60 mil quilômetros de estradas vicinais

Cotidiano

Quase 200 locais: Campo Grande oferece internet grátis, mas wi-fi público tem riscos

Veja onde encontrar acesso à internet sem custos na cidade e entenda quais são os perigos da rede pública

Cotidiano

Atendentes robôs e respostas automáticas: clientes enfrentam desafios no acesso ao SAC

Entenda o que diz a lei do SAC e o que os consumidores podem fazer para ter atendimento de qualidade