Pular para o conteúdo
Brasil

Câmara aprova regras para aplicativos de transporte sem placa vermelha e licença

Retirou autorização específica do poder municipal
Arquivo -

Retirou autorização específica do poder municipal

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28) duas de três emendas do Senado ao projeto de lei que regulamenta os serviços de transporte por aplicativos. As emendas retiram exigências como placa vermelha, motorista proprietário do veículo e obrigatoriedade de autorização específica do poder municipal para cada motorista.Câmara aprova regras para aplicativos de transporte sem placa vermelha e licença

O texto que irá à sanção presidencial é um substitutivo do deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) ao Projeto de Lei 5587/16, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e outros.

A única emenda rejeitada pretendia retirar dos municípios a atribuição de regulamentar a atividade e também a exclusividade de fiscalização. Dessa forma, continua no texto a exclusividade dos municípios para regulamentar e fiscalizar esse tipo de serviço. Foram 283 votos contra a emenda e 29 a favor.

Autorização

A emenda mais polêmica dos senadores, aprovada por 227 votos a 166 e 11 abstenções, excluiu do texto a necessidade de uma autorização específica emitida pelo poder público municipal ou distrital para a prestação do serviço nos municípios que optarem por regulamentar o serviço.

Deputados contrários à autorização em norma federal argumentaram que ela colocaria todos os motoristas na ilegalidade em municípios nos quais a regulamentação já existente não prevê a concessão dessa autorização.

Os deputados favoráveis à autorização argumentaram que ela é uma decorrência da regulamentação municipal e traria mais segurança ao usuário.

Placa vermelha

A terceira emenda do Senado, aprovada em votação simbólica, retirou a obrigatoriedade de o motorista vinculado ao aplicativo ser o proprietário, fiduciante ou arrendatário do veículo, assim como de este possuir placa vermelha (registro e emplacamento na categoria aluguel).

Requisitos

Para exercer a atividade, haverá certas exigências: veículo que atenda às características exigidas pela autoridade de trânsito e pelo poder público, com idade máxima estipulada pelo município; e carteira do motorista na categoria B ou superior com informação de que exerce atividade remunerada.

Seguro e tributos

De acordo com o texto, os municípios terão de seguir três diretrizes na regulamentação do serviço: efetiva cobrança de tributos municipais pela prestação dos serviços; exigência de seguro de acidentes pessoais de passageiros (APP) e de seguro obrigatório de veículos (DPVAT); e exigência de o motorista inscrever-se como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Será considerado ilegal o transporte remunerado privado individual que não seguir os requisitos previstos na futura lei e na regulamentação municipal.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Obras de manutenção interditam trechos da BR-163 nesta terça-feira

Consórcio tarifa campo grande

Ônibus bate em carro estacionado em Campo Grande e motorista foge sem prestar assistência

PGR denuncia ministro Juscelino Filho por suspeita de corrupção com emendas

Fogo se alastra rapidamente e destrói parte de residência no Jardim Imá

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Após licitação marcada por denúncias, MPMS vai pagar R$ 24,6 milhões em data center

Evento realizado na Santa Casa

Com déficit de R$ 13 milhões e superlotação, Santa Casa atribui crise ao subfinanciamento do SUS

Mecânico que matou família na BR-060 ficará preso em Campo Grande

consórcio

CPI do Consórcio cobra documentos e relatórios que deveriam constar em TAG

Últimas Notícias

Cotidiano

Após chuva rápida, volta a chover em Campo Grande

Inmet emitiu alerta de perigo potencial em todo o Estado

Mundo

China considera banir produções de Hollywood, diz site

China é o segundo maior mercado de filmes do mundo

Le Blog Maria Antonia

Nasce Millie, primeira neta de Michael Schumacher

Millie é fruto do casamento de Gina Schumacher com Iain Bethke

Política

Congresso aprova Medida Provisória e promulga lei para preservação do Pantanal

Lei abre crédito extraordinário para emergências climáticas no Pantanal e Amazônia