Ferramenta está em desenvolvimento

Um aplicativo destinado a agricultores, que ainda em desenvolvimento, vai informal o local onde está chovendo e dados sobre o volume de água. Produzido pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o programa utiliza informações pluviométricas da ferramenta SOS Chuva, que divulga previsões imediatas do tempo.

Conforme divulgado pelo MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações), o objetivo da ferramenta é auxiliar na definição de estratégias para a chamada agrometeorologia de precisão – que analisa a variabilidade da produção a partir de fatores como fertilidade do solo e recursos hídricos.

Os cientistas também pretendem aumentar a compreensão da dinâmica das nuvens e melhorar modelos matemáticos usados na previsão climática. “É um projeto que tem o aspecto científico de melhorar modelos de previsão imediata e também outro aspecto associado à extensão, que é o desenvolvimento do aplicativo e de sistemas de alerta mais sofisticados para a Defesa Civil e para a ”, explicou o pesquisador Luiz Augusto Toledo Machado, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe.

SOS Chuva – disponível para Android e iOS, o aplicativo lançado em outubro do ano passado, mostra a incidência de chuva, granizo ou tempestade com precisão de 1 quilômetro e antecedência de 30 minutos a 6 horas. Mais informações: http://soschuva.cptec.inpe.br/soschuva