Pesquisa Datafolha divulgada na manhã dessa quarta-feira (30) revela que 87% dos brasileiros apoia a e rejeita o aumento impostos e cortes no orçamento para suprir os descontos do diesel.

A pesquisa foi feita com 1.500 pessoas, mostra que 10% da população é contrária à greve, 2% se mostra indiferente e 1% não sabe opinar.

Apesar do apoio de 87% dos brasileiros à greve, apenas 56% apoia a continuidade da paralisação, 42% dos entrevistados defende o término.

Contra o aumento de tributos

Mesmo com apoio à greve dos caminhoneiros, o brasileiro não aceita o aumento de impostos para atender às reivindicações. Apenas 10% dos entrevistados demonstra aprovação ao aumento de impostos.

A proposta do Governo Federal à categoria para encerrar a greve foi feita no último domingo (27), e estabelece a redução de R$ 0,46 no valor do diesel e a atualização do preço do combustível mensalmente.

Para suprir a demanda, inicialmente o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, havia proposto o aumento de impostos. Guardia voltou atrás na decisão após as afirmações do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) na manhã de terça-feira (29), onde afirmou que as alegações de Guardia são “irresponsáveis” e que o Congresso não vai aprovar nenhum aumento de impostos.