Pular para o conteúdo
Brasil

Teori Zavascki deixa acervo de 7,5 mil processos no Supremo

Além da Operação Lava Jato  
Arquivo -

Além da Operação Lava Jato

 

Com a morte do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) , vários temas que estavam em discussão na Corte devem demorar para retornar à pauta de julgamento. Teori morreu na tarde desta quinta-feira (20), em um acidente aéreo. O avião que transportava o ministro e mais três pessoas saiu de e caiu próximo a Paraty , RJ.

Além da relatoria dos processos da Operação Lava Jato, Zavascki pediu vista de ações que tratam de casos como a descriminalização das drogas e a validade de decisões judiciais que determinam o fornecimento de medicamentos de alto custo na rede pública de saúde. Ao todo, o acervo de gabinete do ministro é de aproximadamente 7,5 mil processos.

Do total de processos, 5,6 mil ainda estão pendentes de uma decisão final. O restante encontra-se na fase de recursos. Cerca de 120 processos são referentes à Lava Jato.

Em setembro de 2015, um pedido de vista do ministro interrompeu o julgmento sobre a constitucionalidade da criminalização do porte de drogas. O crime é tipificado no Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006).

Nas mãos de Teori também estavam casos penais envolvendo o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o senador Ivo Cassol (RO). Nos dois casos houve pedido de vista pelo ministro.

Em 2013, Cassol se tornou o primeiro senador a ser condenado pelo STF, mas continua solto enquanto aguarda a decisão final sobre o recurso. O julgamento foi interrompido com o placar empatado: cinco votos a favor da manutenção da sentença original e cinco pela redução da pena.

Em dezembro do ano passado, o ministro pediu vista de uma ação proposta pelo partido Democratas contra a norma de Minas Gerais que determina a autorização da Assembleia Legislativa para o recebimento de denúncia contra o governador. A decisão que for tomada pela Corte será aplicada ao atual governador, Fernando Pimentel, que é investigado na Operação Acrônimo, da Polícia Federal.

Odebrecht

Teori Zavascki estava prestes a homologar os 77 depoimentos de delação premiada de executivos da empreiteira Odebrecht, que chegaram em dezembro do ano passado ao tribunal. O ministro tinha autorizado para a semana que vem as oitivas de confirmação dos depoimentos dos delatores.

Com a morte do ministro, caberá à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, decidir se os processos da Operação Lava Jato serão distribuídos para outro integrantes da Corte ou se serão herdados pelo novo ministro, que deverá ser nomeado pelo presidente Michel Temer para a vaga deixada com a morte de Teori. Para chegar à Corte, o substituto deverá passar por sabatina na CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário da Casa.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Forças Armadas vão cumprir veredito do STF sobre golpe, diz Múcio

Mulher é presa por esfaquear o marido ao se defender de agressões em fazenda de MS

Marina pede apoio a países pobres para fim dos combustíveis fósseis

Busca por prêmio milionário faz apostadores tentarem a sorte pela 3ª vez e tem bolões de até R$ 5 mil 

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

Reme

Prefeitura investe mais de R$ 2 milhões em transporte rural para estudantes de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Procon/MS realiza pesquisa para avaliar se a população conhece os direitos do consumidor

Sul-mato-grossenses podem responder ao questionário até segunda-feira (8)

Política

Comissão aprova regulamentação e Tereza defende: ‘Precisamos de mais tecnólogos’

Projeto que avançou no Senado prevê regulamentação de tecnólogos de Engenharia e Agronomia

Esportes

Brasil perde para Itália e fica de fora da final do Mundial de Vôlei

Agora, as brasileiras seguem na disputa pelo bronze

Cotidiano

Desfile de 7 de Setembro interdita diversas vias no Centro de Campo Grande; confira

O tradicional desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil ocorre neste domingo (7)