Pular para o conteúdo
Brasil

Rodrigo Janot apresenta ao STF nova denúncia contra Romero Jucá

Terceira vez em sete dias
Arquivo -

Terceira vez em sete dias

O procurador-geral da República, , denunciou nesta segunda-feira (28) o senador (PMDB-RR) ao STF (Supremo Tribunal Federal) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

A denúncia foi encaminhada no âmbito da Operação Lava Jato e tem como base as delações de ex-executivos da construtora Odebrecht. Um dos ex-dirigentes da empresa, Cláudio Mello, também foi denunciado por Janot.

A assessoria de Jucá informou que o advogado dele, Antonio Carlos de Almeida Castro, é quem falará sobre o assunto.

Esta nova denúncia é a terceira apresentada pela PGR contra o senador nos últimos sete dias. No último dia 21, Jucá foi denunciado em um desdobramento da Operação Zelotes, que apura fraudes no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

Já no último dia 25, Jucá e integrantes do PMDB foram denunciados por suposto envolvimento no esquema de corrupção na Transpetro.

A denúncia da PGR

Líder do governo do presidente Michel Temer, Jucá é acusado pela PGR de pedir e receber R$ 150 mil em propina para atender a interesses da Odebrecht em duas medidas provisórias de 2014.

O dinheiro foi doado ao diretório do PMDB em Roraima, que, no mesmo dia, teria repassado o valor para a campanha de Francisco de Assis Rodrigues a governador, da mesma chapa de Rodrigo Jucá, que concorria a vice-governador e é filho do senador.

“Não há dúvidas de que o sistema eleitoral foi utilizado para o pagamento disfarçado de vantagem indevida a partir de ajuste entre Romero Jucá e o executivo do Grupo Odebrecht Cláudio Melo Filho”, diz a denúncia.

A acusação do Ministério Público será submetida a análise dos ministros da Segunda Turma do STF: Edson Fachin (relator da Lava Jato, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Celso de Mello.Rodrigo Janot apresenta ao STF nova denúncia contra Romero Jucá

Se os ministros concluírem que há provas ou indícios mínimos de crimes, um processo penal será aberto e Jucá passará a responder como réu no caso.

Edição de MPs

Em 2014, Jucá presidiu uma comissão no Congresso que analisava a Medida Provisória 651/2014, que alterava regras do Imposto de Renda de empresas, foco de interesse da Odebrecht na época.

Segundo a PGR, o senador fez mudança no texto que atendia a empresa, mas que, ao final, não foi aprovada. Posteriormente, contudo, Jucá conseguiu ajudar a Odebrecht, com a MP 656/2014, também de acordo com a denúncia.

Na peça de acusação, a PGR narra que, após o acerto para favorecer a empresa no Congresso, a doação foi realizada pela Odebrecht.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

poeira

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vereador André Salineiro (PSDB). (Izaias Medeiros

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

Últimas Notícias

Política

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

A informação foi concedida pelo deputado federal Vander Loubet (PT) ao Midiamax

Política

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

O deputado estadual João Henrique Catan (PL) afirmou que o STF (Supremo Tribunal Federal) se aproveita do recesso parlamentar para a ação da PF (Polícia Federal) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Catan disse à reportagem do jornal Midiamax ter convocado todos os parlamentares (estaduais e federais) para voltarem às suas cadeiras. “O STF está … Continued

Cotidiano

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

A concessionária de limpeza urbana pretende ampliar a frota de veículos movidos a biometano

MidiaMAIS

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Com muita criatividade, os brasileiros não param de criar sátiras sobre a situação dramática enfrentada pelo ex-presidente