Estaria cogitando três nomes para assumir cargo, diz jornal

Após recusa de para comandar o Ministério da Transparência, o presidente teria ficado irritado e estaria avaliando indicar um peemedebista do Paraná para assumir cargo, devolvendo foro privilegiado a Rodrigo Rocha Louras, suplente na Câmara dos Deputados, envolvido com a delação da JBS.Recusa de Serraglio irrita Temer, que busca uma alternativa para  manter foro de Loures

De acordo coma Folha de São Paulo, o presidente teria se reunido nesta terça-feira (30), com Baleia Rossi, líder da bancada do PMDB. A reunião teria acontecido para discutir nomes para o cargo de ministro da Transparência. Os nomes cotados são dos deputados federais Hermes Parcianello, João Arruda e Sérgio Souza, os três do Paraná. Qualquer um deles que assumisse, abriria espaço para Loures voltar a ser parlamentar.

João Arruda e Sérgio Souza, despertariam desconfianças na cúpula do governo. Arruda seria sobrinho do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que tem criticado reformas econômicas conduzidas pelo peemedebista.  Souza é suplente da senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), parte da oposição ao governo Temer, e citado na Operação Carne Fraca.

Ainda segundo a Folha, todos eles seriam submetidos, pelo presidente, à avaliação do setor de inteligência do Planalto que anunciaria um escolhido até o final da semana. Se não passarem pelo crivo, a intenção seria aceitar um nome técnico que seja apoiado pela bancada federal do PMDB.  

Conforme o apurado, Temer teria ficado irritado com a recusa de Serraglio, sobretudo diante de indicações que ele vinha dando, desde o final de semana via Baleia, de que não aceitaria o cargo na Transparência.

A decisão de Serraglio foi tomada após ele se incomodar com a forma como o processo de substituição foi conduzido pelo presidente e como foi justificada a sua saída do posto, com críticas à sua gestão, que não teve respaldo de Temer.