Pular para o conteúdo
Brasil

Moreira Franco é mantido como ministro, mas sem foro privilegiado

A decisão foi do TRF-2
Arquivo -

A decisão foi do TRF-2

A nomeação de (PMDB) para a Secretaria-Geral da Presidência da República foi mantida, conforme foi publicado pelo JC Online na tarde desta sexta-feira (10), mas sem o direito a foro privilegiado. A decisão foi do juiz federal Alcides Martins Ribeiro Filho, da Sexta Turma Especializada do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região). A assessoria de imprensa do TRF-2 afirmou ao JC que o mérito da questão será julgado a semana que vem, na pŕoxima sessão do órgão colegiado.

Como a juíza Regina Coeli, da 6ª Vara de Justiça do havia barrado a nomeação de Moreira Franco na quinta-feira (9), o juiz federal atuou para manter a nomeação.

Outra liminar, que foi concedida por um juiz do Amapá, também havia suspendido a nomeação do peemedebista e, apesar da decisão favorável do TRF-2, o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) não se manifestou sobre o assunto.

Segundo o JC, o STF (Supremo Tribunal Federal) terá a palavra final sobre o assunto. O presidente Michel Temer recebeu um prazo de 24 horas, dado pelo ministro Celso de Mello, para esclarecer a nomeação.

Para o juiz federal, não há diferença entre a situação de Moreira Franco e a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi nomeado para a chefia da Casa Civil pela então presidente Dilma Rousseff no ano passado. Gilmar Mendes suspendeu a nomeação de Dilma por decisão liminar.

“Não verifico de plano, a existência de distinção relevante deste caso com o precedente (…) no qual o Min. Gilmar Mendes, suspendeu a eficácia da nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de Ministro Chefe da Casa Civil, antes de sua exoneração pela ex-presidente Dilma Rousseff, apto a ensejar, por ora, a decisão agravada”, diz trecho da decisão.

Para o juiz federal o fato de Moreira Franco já exercer cargo de confiança na alta esfera hierárquica do governo federal não requer urgência para a justificação da sua nomeação. “A extrapolação finalística ante os substanciais indícios de desvio, contudo, pode ser afastada de modo a preservar parcialmente o ato administrativo impugnado, admitindo-se a nomeação ao cargo sem a prerrogativa do foro privilegiado”, conclui.

Controvérsia

Apenas 4 dias depois de a presidente do STF, miistra Cármen Lúcia, homologar as delações da Odebrecht, Moreira Franco, que é da confiança de Temer, tomou posso como ministro, na última sexta-feira (3). Entretanto o ministro foi citado 34 vezes, como ‘Angorá’ na delação de Cláudio Melo Filho, ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht. Segundo Melo, Moreira Franco pressionou os negócios da empresa no setor aeroportuário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
stf

STF ouve testemunhas de três núcleos da trama golpista; entenda como vai ser

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras divulga vencedores de concurso de poesias

Embaixada brasileira nos EUA foi pega ‘de surpresa’ por tarifaço de Trump

Presidente do União Brasil vai comandar federação com o PP

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

Conta Notarial: ferramenta pode intermediar negócios em cartórios de MS

Últimas Notícias

Mundo

Espanha reforça apoio ao acordo com Mercosul e propõe fundo europeu diante de tarifas dos EUA

Pacto é especialmente relevante para setores estratégicos da economia espanhola

Polícia

Ferido a facadas três vezes por ex-namorado ciumento está em estado grave na Santa Casa de Campo Grande 

Depois do crime autor foi para casa para trocar de roupa

Sem Categoria

Veículo brasileiro com dois ocupantes é atingido por disparos na Linha Internacional

Segundo a polícia paraguaia, o carro está em nome de um morador de Campo Grande

MidiaMAIS

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Cantor de forró se apresentou em Campo Grande (MS) neste domingo