Faleceu nesta quinta-feira (2)

, ex-primeira-dama e mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve passar por novos exames nesta sexta-feira (3), para que os médicos possam constatar se de fato houve morte cerebral.

Conforme último boletim médico divulgado às 10h25 desta quinta-feira (2) pelo Hospital Sírio Libanês, foi constatado que Marisa Letícia não tinha fluxo sanguíneo no cérebro. A ex-primeira-dama está internada há 10 dias, quando sofreu um acideente vascular cerebral (AVC).

A ausência de circulação sanguínea no cérebro da ex-primeira-dama foi verificada após a realização de um exame doppler craniano. Depois do resultado do doppler, a família autorizou o início do procedimento para a doação de órgãos.

Para constatação de morte cerebral, o protocolo oficial exige que dois testes sejam realizados. Segundo notíciado pelo G1, o primeiro deve acontecer às 11h e o segundo, pelo menos seis horas após o primeiro e precisa ser feito por outro médico, para comprovar a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais. Assim, a morte cerebral de Marisa Letícia só deverá ser confirmada após as 17h.

A família já autorizou que a ventilação mecânica seja retirada depois da confirmação da morte cerebral.

O corpo de Marisa Letícia Lula da Silva, de 66 anos, será velado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ainda não se sabe qual o horário de início da cerimônia.

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação