Fotógrafo quis saber porque não se poder sorrir em fotos oficiais

A foto de uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do fotógrafo Filpe Borges, morador do município de Sete Lagoas, Minas Gerais, se tornou viral no Facbook nesta semana. Tudo por causa de um sorriso, atípico nas fotografias que acompanham os documentos oficiais no Brasil.

O mineiro contou a história por trás do sorriso no Facebook, em uma postagem com mais de 80 mil curtidas e 20 mil compartilhamentos. Tudo começou quando ele foi renovar o documento na última quintafeira (29), e foi impedido de sorrir pelas assistentes da clínica onde tirou a foto para a CNH, em Sete Lagoas.

“Este é um documento, não pode sorrir””, disse uma secretária. “Uai, porque não?”, perguntou o mineiro. “Ora senhor, são normas. Está no estatuto”, disse a secretária da clínica. Filipe não concordou com a versão da moça e pediu para ver o estatuto da instituição. 

Ela se recusou a mostrar o texto, dizendo que era um “documento interno”. O mineiro continuou querendo saber o motivo para a proibição do sorriso. “Deve ser para facilitar no reconhecimento do rosto pela polícia federal”, respondeu a secretária.

O mineiro contestou a versão da moça, explicando o que acredita ser o real motivo para não se poder sorrir em fotos oficiais. Acontece que no passado, quando a tecnologia da fotografia ainda estava engatinhando, era necessário que as pessoas ficassem muito tempo paradas para tirar uma foto.

“As vezes horas, dependendo da iluminação, por isto, se as pessoas sorrissem seria mais fácil de borrar a foto e eles teriam que refazer todo o processo. Então as pessoas tinham que ficar sérias”, explicou o fotógrafo. A versão convenceu a moça, que aceitou que Filipe tirasse a foto sorrindo.Jovem de Minas Gerais viraliza na internet com foto sorrindo na CNH

O Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais) afirmou ao Portal UOL que realmente, não existe nenhuma restrição para sorrisos em fotografias na CNH. As normas impedem apenas uso de objetos que possam ocultar o rosto do condutor, como bonés, óculos, etc.

Não foi questionar por questionar, mas para entender mesmo. Eu nunca entendi por que todo mundo sai sério em foto, isso me incomodava”, afirma o jovem em entrevista ao UOL. “Elas não foram grossas, mas ficou aquele clima, porque ninguém nunca tinha perguntado”, disse.