Indicam falha humana
As novas informações divulgadas sobre a análise do gravador de voz do avião que caiu com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), indicam, preliminarmente, falha humana, segundo investigadores do caso ouvidos pelo blog.
Nesta terça-feira (24), a TV Globo informou que o piloto da aeronave fez duas tentativas de pouso no aeroporto de Paraty (RJ) antes de cair no mar, matando o magistrado e mais quatro pessoas.
Além disso, a TV revelou que a gravação demonstra que não houve pânico, pedido de socorro ou alarme sonoro dentro da aeronave antes da queda no mar.
A Aeronáutica também apontou oficialmente nesta terça (24) que a análise preliminar da caixa-preta não apontou “qualquer anormalidade” nos sistemas da aeronave.
“As análises estão muito prematuras ainda. Precisam ser confirmadas oficialmente e aprofundadas. Mas com essas novas informações, o indicativo inicial é de falha humana”, disse um investigador ao blog.
Como revelou o blog nesta segunda (23), a Justiça Federal de Angra dos Reis (RJ) determinou à Aeronáutica que compartilhe as gravações e os dados sobre o acidente aéreo com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal – dois dos órgãos responsáveis por investigar a queda do avião.
Osmar Rodrigues, o piloto da aeronave que também faleceu na queda do avião, era considerado muito cuidadoso e chegou a dar palestra para outros pilotos sobre como fazer a rota São Paulo-Paraty. O tempo era ruim no momento do acidente.