Pular para o conteúdo
Brasil

Ex-primeira-dama Marisa Letícia segue internada em UTI sem previsão de alta

Ex-primeira-dama deu entrada no Hospital Sírio-Libanês nesta terça-feira (24), com diagnóstico de AVC
Arquivo -

Ex-primeira-dama deu entrada no Hospital Sírio-Libanês nesta terça-feira (24), com diagnóstico de AVC

A ex-primeira-dama , de 66 anos, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue internada nesta quarta-feira (25), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, no Centro de , após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

“A paciente Marisa Letícia Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês na tarde desta terça-feira com hemorragia cerebral por ruptura de um aneurisma. Foi imediatamente submetida a um atendimento de emergência, seguido de cirurgia endovascular (embolização) e oclusão do aneurisma. Deverá seguir em tratamento intensivo por tempo indeterminado”, diz o texto do boletim.

Marisa passou por um procedimento de emergência que durou cerca de duas horas nesta terça-feira (24) para conter a hemorragia no cerébro. O procedimento foi bem-sucedido e o quadro de saúde dela é estável. “Está sedada e nas próximas horas vamos começar a retirar a sedação”, afirmou o Dr. Roberto Kalil Filho, chefe da equipe médica que atende a ex-primeira-dama.

Ainda de acordo com Kalil, Marisa já tinha um aneurisma (artéria cerebral com malformação), diagnosticada há cerca de dez anos. Na época, não havia indicação cirúrgica, mas apenas de acompanhamento clínico. Segundo o médico, foi esse aneurisma que se rompeu.

Kalil ainda lembrou que a ex-primeira-dama é hipertensa e disse que uma crise hipertensiva pode ter sido responsável pelo AVC: “O paciente hipertenso tem que se cuidar. No dia a dia a sua pressão varia, mas ela teve um quadro de crise hipertensiva e isso provavelmente rompeu o aneurisma”.

Marisa Letícia passou mal em casa, mas demorou a procurar atendimento. Foi levada inicialmente para o Hospital Assunção, em São Bernardo do Campo, e de lá seguiu para o Sírio-Libanês, onde chegou por volta das 15h30 desta terça com o diagnóstico de AVC. Ela foi encaminhada diretamente para o setor de emergência, onde foi sedada e colocada em um respirador mecânico.

Os médicos iniciaram, uma arteriografia cerebral para detectar a localização da hemorragia. Eles introduziram um cateter pela virilha que vai até a região afetada e solta um “balãozinho” para estancar o sangramento, chamado de embolização.

O procedimento começou antes das 18h e terminou por volta das 20h. Introduziram um cateter e conseguiram estancar a hemorragia. O ex-presidente Lula acompanhou todo o procedimento com a mulher. Ele estava em um evento com metalúrgicos em São Bernardo do Campo, mas após saber do AVC de Marisa Letícia, dirigiu-se ao hospital.

Segundo o Dr. Kalil, o sangramento foi estancado e o defeito na artéria, corrigido. Marisa ficará agora sob observação. “Agora, é aguardar a evolução”, disse. De acordo com ele, “em um quadro desse sempre se corre risco” e as primeiras horas são as que demandam mais atenção com o paciente.

Em sua conta oficial no Twitter, o ex-presidente Lula comentou a internação da mulher: “Dona Marisa Letícia foi hospitalizada nesta terça-feira. Estamos torcendo muito para que ela se recupere logo. #ForçaDonaMarisa”, postou.

Foto: Léo Pinheiro/Futura Press

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Grito dos Excluídos tem homem detido e spray de pimenta em Campo Grande

Raphinha denuncia racismo em parque da Disney após filho ser ignorado por personagem: ‘Nojento’

Com Motta e nenhum ministro do STF, Lula participa do desfile de 7 de setembro

Incêndio atinge terreno e preocupa moradores no Jardim Noroeste

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Homem vinga morte de irmão e atira no peito de suspeito de assassinato em Dourados

Últimas Notícias

Esportes

Com o maior público do Independência em 2025, Cruzeiro e Corinthians empatam na 1ª final do Brasileirão feminino

A próxima disputa acontecerá no próximo domingo (14), na Neo Química Arena, em São Paulo

Mundo

Rússia faz o maior ataque aéreo e mata cinco na Ucrânia

Bombardeiro atingiu prédio, pela primeira vez; um bebê está entre as vítimas mortas

Política

Entenda o PL sobre o Estatuto do Pantanal que será analisado por Lula

De acordo com a proposta, o uso e a exploração do bioma devem ser ecologicamente sustentáveis e feitos de forma a garantir a conservação da diversidade biológica

Política

Comissão de Execução Orçamentária pauta prestação de contas nesta semana

Foi divulgada a agenda da Alems para a semana entre 8 e 12 de setembro