Pular para o conteúdo
Brasil

A pedido do MPF, Adriana Ancelmo tem prisão domiciliar revogada

Não chegou a sair de Bangu 8
Arquivo -

Não chegou a sair de Bangu 8

Atendendo ao pedido feito pelo MPF (Ministério Público Federal), o desembargador Abel Gomes do Tribunal Regional Federal da 2ª Região revogou a prisão domiciliar da ex-primeira-dama . Presa desde dezembro de 2016, ela teve prisão preventiva mudada para domiciliar na sexta-feira (17) pelo juiz Marcelo Bretas mas não chegou a sair de Bangu 8.

O desembargador citou que a conversão da prisão poderia criar expectativas para as demais mulheres presas e que até o momento não teria sido contempladas pelo beneficio, segundo o jornal O Globo.

“A práxis vem demonstrando não confirmáveis, para centenas de outras mulheres presas na mesma situação da acusada no sistema penitenciário, haja vista que o histórico público e notório de nossa predominante jurisprudência, e estampado ora em matérias jornalísticas, ora em estudos acadêmicos, é o de que em regra não se concede prisão domiciliar automaticamente às diversas mulheres presas e acusadas pelos mais diferentes crimes, apenas porque tenham filhos menores de até 12 anos de idade”, disse.

O magistrado, e relator da Operação Calicute, teria alegada que a decisão de Bretas, se executada, criaria expectativas indesejáveis para a própria acusada e seus demais parentes. . “Já que pode vir a ser solta e presa novamente caso o recurso do MPF seja provido posteriormente”.

Abel, ressaltou também que a sociedade poderia se frustrar com a prisão domiciliar sem novos fatos no caso para justificar tal medida.

Ainda de acordo com O Globo, ao decidir que Adriana Ancelmo continue presa, o desembargador acolheu o argumento do MPF de que, com o avanço das investigações e a deflagração de novas medidas de busca após a prisão de Sergio Cabral, em novembro, fatos novos que indicavam que, enquanto a acusada esteve em liberdade, “novas manipulações de jóias e dinheiro em espécie prosseguiam acontecendo, além de se apurar também que a concorrência dela para os fatos delituosos já então denunciados, era de notável importância na percepção de propina semanal, em espécie, por exemplo, dando curso ao sistema de corrupção estabelecido e dirigido por seu marido”.

Defesa

Nesta segunda-feira (20), a defesa da ex-primeira-dama teria apresentado um laudo assinado por um engenheiro eletrônica, à 7ª Vara Federal Criminal do Rio, informando sobre corte nas linhas telefônicas e o recolhimento dos aparelhos do apartamento, no Leblon, onde Adriana cumpriria a prisão domiciliar. Que seriam as recomendações da decisão de Bretas.

Segundo Bretas, a mudança só iria acontecer após o imóvel passar a atender os requisitos determinados, o que teria que ser constatado por uma vistoria da Polícia Federal, o que não será mais necessário diante da decisão de Abel.

Entre os principais motivos da prisão da ex-primeira-dama estão contratos do escritório Ancelmo Advogados com empresas que receberam durante a gestão Cabral benefícios fiscais do governo fluminense e a suspeita de que ela estaria dando prosseguimento às práticas de corrupção e lavagem de dinheiro uma vez que não teria entregue todas as joias compradas pelo casal aos investigadores.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Rotas dos 'cigarreiros' estariam atendendo agrotóxicos ilegais em MS (Ilustração, Gemini)

Flagras de agrotóxicos ilegais incomodam em Mato Grosso do Sul

Cachorrinha Marcela

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

tereza cristina carne senado eua missão trump

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Últimas Notícias

Política

MS entra em PL de securitização das dívidas de produtores rurais afetados por desastres climáticos

A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e teve 346 votos favoráveis e 93 contrários

Cotidiano

Mato Grosso do Sul permanece em alerta por incidências de doenças respiratórias

Casos estão diminuindo, mas incidência de doenças respiratórias ainda é alta em cidades do Estado

Emprego e Concurso

De comunicação estratégica a marketing, Semu oferta curso gratuito de empreendedorismo feminino em Campo Grande

A programação incluirá cinco módulos ministrados por especialistas em áreas como comunicação, liderança, marketing digital, vendas e orientação jurídica

MidiaMAIS

Novos animais chegam e vão para área externa de Bioparque; confira as espécies

Animais perderam parte de seus instintos naturais e, por isso, não têm mais a possibilidade de reintrodução na natureza