Brasil

VÍDEO: Zé Gotinha se une à Carreta Furacão em campanha de vacinação

Tem medo de agulha? Siga em frente e olhe para o lado

Midiamax Publicado em 23/09/2016, às 19h42

None
carreta-696x392.png

Tem medo de agulha? Siga em frente e olhe para o lado

O Zé Gotinha, clássico personagem do Ministério da Saúde, já teve parceiros como a Turma da Mônica para divulgar campanhas de vacinação, mas agora é a vez do maior grupo de heróis da atualidade: a Carreta Furacão.

Tem medo de agulha? Siga em frente e olhe para o lado, mas não deixe de vacinar seus filhos. O foco é a divulgação do Dia D, no próximo sábado (24).

O objetivo é tentar garantir que nenhuma criança entre 9 e 15 anos fique com a cartela de vacinação desatualizada. E é multivacinação: tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, HPV… Tem imunização pra todo mundo. 

Esta é a primeira de uma série de ações do Ministério da Saúde durante o mês de setembro, quando ocorre a vacinação contra a poliomelite, doença que ainda acomete crianças e adolescentes pelo mundo.

A poliomelite é uma doença provocada por vírus e afeta o sistema nervoso, podendo levar à paralisia irreversível dos membros da vítima. No DF, 123 postos de saúde foram disponibilizados para a campanha nacional de multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é vacinar crianças e jovens de até 19 anos até o dia 30 de setembro. São oferecidos 14 tipos de vacinas diferentes nos dias úteis, das 7h às 13h e das 14h às 18h.

A campanha começou na última segunda-feira (19). Neste sábado (24), todos os postos serão abertos. Ao todo, foram disponibilizadas 335,9 mil doses de vacina. Entre elas, há proteção para hepatite A, meningite, HPV e varicela.

Segundo a Secretaria de Saúde, todos podem receber qualquer vacina, menos a de HPV – destinada exclusivamente a meninas entre 9 e 13 anos. Os adolescentes costumam oferecer mais resistência a tomar vacinas porque não costumam procurar postos de saúde habitualmente, estimam especialistas.

Confira na página da secretaria os postos de atendimento para vacinação. É importante levar a caderneta de vacina e um documento de identidade.

Lista de vacinas disponíveis:
– Hepatite A
– Meningite do tipo C
– Rotavírus
– HPV
– Pneumo 10 – previne pneumonia e um tipo de meningite
– Febre amarela
– Varicela – catapora
– Pentavalente – difteria, tétano, coqueluche, meningite, hepatite do tipo B
– Tetraviral – sarampo, caxumba, rubéola, varicela.
– Dupla adulto – difteria e tétano
– DTP – difteria, tétano e coqueluche
– Tríplice viral – sarampo, caxumba e rubéola
– Poliomielite – três doses
– Reforço da poliomielite – duas doses
Zé Gotinha no Metrô do DF:

Assista ao vídeo:

Jornal Midiamax