Mais de 130 mil clientes ficaram sem energia elétrica

O ciclone extratropical que atua sobre o Oceano Atlântico provocou ventos acima de 100 km/h e deixou mais de 130 mil clientes sem energia elétrica em várias regiões do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (27). As áreas mais afetadas são o Litoral Sul e a Região Metropolitana de Porto Alegre.

Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) é a mais afetada. Por volta das 21h, cerca de 98 mil clientes da companhia estavam sem luz. Na área de concessão da AES Sul, eram 30 mil, e na da RGE, seis mil.

Na orla do Guaíba, em Porto Alegre, o Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic) registrou rajadas de até 90 km/h. No Chuí, na com o , o vento chegou a 111 km/h, conforme a Defesa Civil. No final da tarde, uma árvore tombou na esquina entre a Avenida do Lami e o Beco das Vitórias, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Em Rio Grande, na Região Sul, onde os ventos chegaram a 110 km/h, dezenas de árvores foram arrancadas. Por precaução, os alunos das redes municipal e estadual foram dispensados. A medida atinge 17 mil estudantes nas escolas estaduais e 22 mil nas municipais. A Federal do Rio Grande (FURG) também cancelou as aulas na tarde desta quinta-feira.

Na cidade, uma árvore caiu em cima de um carro. O motorista havia estacionado em uma rua para fazer uma ligação. Ele não se feriu.

Em São José do Norte, uma casa em construção ficou destruída com a força do vento. A Defesa Civil alerta para possíveis estragos, com casas destelhadas e possibilidade de inundação nas ilhas no interior e na orla da Laguna dos Patos.

Desde as 13h50min, as manobras de entrada e saída de navios no porto estão suspensas pelo forte vento. Há alerta de ressaca até sábado (29) em todo o litoral gaúcho. As ondas podem chegar a quatro metros. A Marinha emitiu um alerta desaconselhando a navegação.

 

Confira o vídeo aqui.