Pular para o conteúdo
Brasil

Venezuelanos lotam fronteira com Brasil em busca de comida

Comércio em cidade de Roraima tem recebido milhares deles
Arquivo -

Comércio em cidade de Roraima tem recebido milhares deles

Devido à crise de abastecimentos na , muitas pessoas têm saído do país para tentar a vida nos vizinhos sul-americanos, em busca de comida. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a cidade de Pacaraima, em Roraima, está repleta de venezuelanos e chegou a ser chamada de “nova 25 de março”, devido à grande movimentação de comércio causada pelos viajantes.

Situada na fronteira entre os dois países, a cidade recebe pessoas que se sentam, segundo a reportagem da Folha, sobre pilhas de arroz, açúcar, trigo e óleo. Depois, levam os fardos para suas casas. A viagem até as primeiras cidades da Venezuela chega a durar dois dias.

Ouvida pelo periódico paulistano, a venezuelana Andrea Lamboz, 39, conta que andou 12 horas até chegar ao Brasil. “Lá, a gente precisa chegar na fila à tarde para comprar no dia seguinte. E corre o risco de dar cara com a prateleira vazia”, relata.

Com pochetes, mochilas, malas cheias de dinheiro e calculadoras, a maioria viaja de ônibus e cruza a fronteira a pé. Um Bolívar (moeda da Venezuela) equivale a menos de um centavo de real. Assim, os viajantes precisam de um valor de milhares, no dinheiro local, para comprar um fardo de arroz.

Ingrid López, 53, gastou R$ 600 com comida para quatro famílias, o equivalente a cerca de 200 mil bolívares – seis salários mínimos do país. “É um luxo estar aqui, porque nem todos podem”, conta. “O que se come na minha cidade é manga, porque é o que tem nas árvores. Sopa de manga, cozido de manga”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso após agredir esposa com faca de serra

‘Lei do silêncio’: moradores relatam medo e insegurança na Nhanhá após tiroteio

Genial/Quaest: para 76%, Bolsonaro deveria apoiar outro nome; 59% querem que Lula não dispute

anistia

‘Não sei se vai agradar ou salvar Bolsonaro’, diz relator do PL da Anistia na Câmara

Notícias mais lidas agora

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

TJMS confirma multa de R$ 9,5 milhões a empresa do Sigo por cobrar serviço não realizado

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

Obras de manutenção interditam trechos da BR-163 em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Com 2,2 milhões de cabeças, Corumbá tem segundo maior rebanho bovino do País

Dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal de 2024, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Trânsito

Motorista de caminhão da Solurb que pode ter atropelado colega afirma que não viu acidente

Os fatos ocorreram na tarde da quarta-feira (17), na região da Vila Alba

Mundo

França: milhares de manifestantes tomam ruas em protesto contra Macron e seu novo premiê

Partidos de esquerda e sindicatos pedem que os ricos e empresas paguem mais impostos

Polícia

Detido em Campo Grande, ‘Marcinho VP’ tem prisão decretada com outros 19 líderes do CV

VP está preso desde agosto de 1996 e recebeu pena de 36 anos por homicídio e esquartejamento de dois rivais