Pular para o conteúdo
Brasil

Réus do processo da Boate Kiss vão a júri popular

Incêndio aconteceu em 2013 e matou 242 pessoas
Arquivo -

Incêndio aconteceu em 2013 e matou 242 pessoas

Os quatro acusados de ser responsáveis pelo incêndio na serão julgados pelo Tribunal do . A decisão foi proferida hoje (27) pelo juiz Ulysses Fonseca Louzada, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Santa Maria, cidade da região central do onde ocorreu o incêndio, em janeiro de 2013.

Sete jurados vão decidir se Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão são culpados ou inocentes das acusações apontadas pelo Ministério Público Estadual (MPE-RS). Spor e Hoffmann eram sócios da boate, enquanto Santos e Leão integravam a banda que se apresentava na casa na noite do incêndio. Os quatro são acusados de homicídio duplamente qualificado, consumado contra as 242 vítimas, e tentado contra mais 636 pessoas que estavam na boate.

Na decisão de 195 páginas, o juiz Louzada afirma que há indícios suficientes de que os acusados tenham agido conforme denunciado pelo MPE-RS. Ainda não há data para o julgamento do Tribunal do Júri.

O incêndio

Na madrugada de 27 de janeiro de 2013, uma festa universitária estava sendo realizada na Boate Kiss, no centro de Santa Maria. Durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, um dos fogos de artifício usados pelo grupo atingiu a espuma usada para isolamento acústico da casa.

O fogo se espalhou e liberou uma fumaça tóxica, que tomou conta da boate. O incêndio causou a morte de 242 pessoas, a maioria por asfixia, e feriu 636.

O caso

Segundo a denúncia do MPE-RS, a espuma usada para isolamento acústico da Boate Kiss era imprópria, por ser altamente inflamável e não ter indicações técnicas de uso. A casa noturna também não oferecia condições de segurança e saídas de emergência, e estaria superlotada na noite do incêndio.

Os integrantes da banda foram denunciados por usar, dentro da boate, fogos de artifício destinados apenas a ambientes externos. Eles também apontaram os artefatos para o teto da casa, causando a queima da espuma acústica.

Ainda conforme a acusação, os crimes foram duplamente qualificados por crueldade e motivo torpe. A qualificadora do meio cruel refere-se ao uso de fogo e produção de asfixia nas vítimas. O motivo torpe, segundo o MPE-RS, envolve ganância dos réus, uma vez que tanto a espuma quanto os fogos de artifício usados eram mais baratos do que os objetos próprios para aquele tipo de ambiente.

O caso da Boate Kiss tem, ainda, outros cinco desdobramentos na justiça — três na esfera criminal e dois na esfera cível.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsonaro usa ato para atacar Moraes e Lula e mandar recado ao Congresso

Israel ataca tendas perto de hospitais em Gaza, matando e ferindo repórteres

Urubus denunciam corpo em avançado estado de decomposição em plantação de eucalipto em MS

Ainda sem voos comerciais, licitação do novo aeroporto de Dourados atrai quatro empresas

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Com 69,41% dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Operário volta a vencer o Ivinhema e consagra bicampeonato no Estadual

Atenção, concurseiros: MS tem 577 vagas com salários de até R$ 44,3 mil

Últimas Notícias

Polícia

Motorista que provocou acidente com morte de mãe e filhos na BR-060 estava bêbado

Família voltava de um passeio quando foi atingida pelo carro na estrada

Emprego e Concurso

Semana inicia com 2 mil vagas na Funsat de Campo Grande

As vagas abrangem diferentes áreas e níveis de escolaridade

Polícia

Assassino de homem no Paraná em 2009 é capturado em Campo Grande

Ele foi condenado a 14 anos pela morte de Flávio Gil Zanon. A motivação seria vingança após seguranças da vítima agredirem o irmão do autor. 

Famosos

Pai de Manu Gavassi se emociona ao conhecer netinha: ‘Coisa mais fofa’

Pai de Manu Gavassi, Zé Luiz deu detalhes do primeiro encontro com a neta; cantora deu à luz na última quinta-feira (03); confira