Pular para o conteúdo
Brasil

Quase um ano após tragédia de Mariana, MPF denuncia 21 pessoas por homicídio

Engenheiro e outras quatro empresas foram denunciadas por outros crimes
Arquivo -

Engenheiro e outras quatro empresas foram denunciadas por outros crimes

O Ministério Público Federal denunciou 21 pessoas, nesta quinta-feira (20), pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), no ano passado. Os denunciados foram imputados por crimes de homicídio doloso. Uma outra pessoa e outras quatro empresas foram denunciadas por lesão corporal grave, inundação e desmoronamento, além de poluição qualificada e crimes contra a fauna e flora.

As 21 pessoas são acusadas pelos crimes de inundação, desabamento e lesões corporais graves e crimes ambientais. A Procuradoria também denunciou um engenheiro da consultoria VogBR e a empresa sob suspeita de apresentarem laudo falso, conforme apurado pelo Jornal Folha de . As empresas Vale, BHP Billinton e Samarco foram acusadas por crimes contra fauna e flora, poluição, e contra ordenamento urbano.Quase um ano após tragédia de Mariana, MPF denuncia 21 pessoas por homicídio

O incidente ocorrido no dia 5 de novembro foi o maior desastre ambiental do País, provocando a destruição total do distrito de Bento Rodrigues e deixando 19 mortos, além de levar um mar de lama por toda a extensão do Rio Doce até o litoral do Espírito Santo. A denúncia apresentada nesta quinta-feira é dividida em duas partes: uma sobre crimes contra o meio ambiente e outra para crimes previstos no código penal.

No texto, os procuradores da República consideraram as conclusões apresentadas pelas investigações conduzidas pela Polícia Federal e pela Polícia Civil de Minas, conforme apurado pelo Jornal IG. Entre os nomes denunciados estão o presidente licenciado da Samarco, Ricardo Vescovi, 11 integrantes do Conselho de Adminsitração da mineradora, além de cinco representantes da Vale e da BHP Billiton, donas da Samarco.

Os procuradores José Adércio Sampaio e Eduardo Santos Oliveira afirmaram que a “ganância desmedida das empresas por lucro foi o que levou aos homicídios”, apontando que já havia sido identificados problemas estruturais na barragem de Fundão nos anos de 2009, 2011 e 2012. O procurador Jorge Munhós ressaltou que a tragédia só ocorreu em função da “omissão criminosa por parte dos denunciados”. .

Em nota, a Vale informou que “repudia veementemente” a denúncia apresentada pelo MPF, que teria “optado por desprezar as inúmeras provas apresentadas e a razoabilidade”. “Os depoimentos prestados em quase um ano de investigação evidenciaram a inexistência de qualquer conhecimento prévio de riscos reais à barragem de Fundão pela Vale por seus executivos e empregados”, informa o texto. Segundo a empresa, os funcionários da Vale mencionados na denúncia do MPF “jamais foram informados pela Samarco sobre quaisquer irregularidades que representassem riscos reais e/ou não tratados à barragem”.

As outras empresas ainda não se pronunciaram. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UEMS mantém até dia 20 inscrições para seleção e preenchimento de vagas para professor temporário

Dois casos de varíola dos macacos são confirmados na fronteira com Corumbá

Juíza de MT alega tentativa de intimidação após ser investigada por intervir a favor do marido

PM que fazia romaria é morto com um tiro no peito

Notícias mais lidas agora

terenos

Prefeitura de Terenos suspende R$ 9,6 milhões em contratos investigados por fraude

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

rayssa

Rayssa Leal erra manobras, sofre quedas e fica fora das finais na SLS de Paris

Últimas Notícias

Famosos

Vencedora do Oscar, Diane Kaeton morre aos 79 anos

Neste sábado (11), a atriz Diane Keaton faleceu aos 79 anos. A vencedora do Oscar morreu na Califórnia, nos Estados Unidos. Conforme a revista People, a causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente. Reconhecida em Hollywood, a artista venceu o Oscar de melhor atriz em 1977. Na época, ela interpretou papel no filme “Annie … Continued

Brasil

Papa Leão XIV receberá Lula no Vaticano na próxima semana

O presidente já realizou encontros com os últimos três papas

Polícia

Motociclista levava criança e mulher a 120 km/h em moto sem retrovisores

Os envolvidos foram encaminhados para a Santa Casa; a mulher teve sua perna amputada e a crianças está estável

Famosos

De Luan Santana a Ney Matogrosso, relembre pessoal da arte que ‘levou e leva’ MS para o mundo

Neste 11 de outubro comemora-se a divisão do Estado