Ex-deputado é investigado em esquema de desvio de dinheiro 

O ex-deputado e ex-secretário de Ciência e Tecnologia Nárcio Rodrigues () foi preso na manhã desta segunda-feira (30), em Belo Horizonte, durante operação realizada pela Polícia Militar, Ministério Público Estadual e Polícia Federal. A polícia informou que, no total, seis pessoas foram presas.

A operação teria como objetivo investigar suposto desvio de recursos para a construção do Hidroex (Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas), erguido pelo governo de Minas em Frutal, no Triângulo Mineiro, cidade natal e reduto eleitoral de Rodrigues. O tucano foi secretário de Ciência e Tecnologia de Antonio Anastasia entre 2011 e 2014, e também manteve próxima ligação com , quando governador de Minas.

Segundo o jornal Estado de Minas, o dono do Supermercado Bretas e da Construtora Global Engenharia, Maurício Reis Bretas, também estaria entre os detidos na mesma operação.

A imprensa de Belo Horizonte informou que Nárcio está preso na sede do Ministério Público estadual, no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da Capital. A operação, batizada de Aequalis, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e Frutal, no Triângulo, cidade natal de Nárcio.

Nárcio Rodrigues é pai do deputado estadual Caio Nárcio (PSDB). Na votação pelo impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff na Câmara, Caio votou a favor da admissão do pedido contra a petista, levantou a bandeira do Brasil e fez o seguinte discurso: “Por um Brasil onde meu pai e meu avô diziam que decência e honestidade não era possibilidade. Era obrigação. Por um Brasil onde os brasileiros tenham decência e honestidade”, disse.

Além de deputado federal desde 1994, quando foi eleito como primeiro suplente, Nárcio Rodrigues, foi presidente do PSDB mineiro e coordenador das principais campanhas ao governo do Estado pelo partido. Em 2014, optou por apoiar o filho Caio Nárcio (PSDB) que acabou eleito deputado federal.