Pular para o conteúdo
Brasil

Evento reúne chefs da gastronomia de rua e abre programação cultural da Rio 2016

A equipe do Comitê Rio 2016 saiu a caça dos principais "chefs" da culinária de rua do Rio
Arquivo -

A equipe do Comitê Rio 2016 saiu a caça dos principais “chefs” da culinária de rua do Rio

A programação cultural dos será aberta neste sábado (9) com o evento Celebra Gastronomia de Rua, que vai apresentar ao público tradicionais pratos encontrados em barracas pela cidade do .

Para montar o evento, a equipe do Comitê Rio 2016 saiu a caça dos principais “chefs” da culinária de rua do Rio. “Foi o dia mais feliz da minha equipe. Começamos às 7h e acabamos às 19h, mortos de contentes. Comemos tudo que todo mundo vai comer neste sábado e neste domingo. Foi emocionante. Você vê que são pessoas incríveis que estão nesses lugares”, contou a diretora do Programa Cultural do Comitê Rio 2016, a cineasta e atriz Carla Camurati. 

Um grupo de 20 vendedores vão oferecer, durante todo o fim de semana, diversos tipos de comida de rua no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). O cardápio tem o bolinho de bacalhau do Mazzaropi, a cocada da Cris, o pastel do Bigode, de Laranjeiras; a caipirinha do Luizinho e a tapioca do Arnaldo (Flamengo); o sucolé do Claudinho (Ipanema); o papito do Xina (Gávea); o acarajé Nega Teresa (Santa Teresa); o angu da Lucinha (Saúde); o Ateliê Brigadeiro Carioca e os salgadinhos Família Marques (Lapa); os caldos da Nega (Rio Comprido); o churrasquinho da Jô (Vila Isabel); a yakisoba do Kayo (Benfica); o oriental do Barcellos e o tacacá da Rose (Ilha do Governador); a empada do Paulinho (Guadalupe); o pão de queijo do Carlinhos (Bangu); e a esfiha do Marquinhos Árabe (Barra). 

 A entrada ao museu é gratuita e será cobrado pelos pratos. 

Estão previstos também shows, poesia, aula de perna de pau e de DJ. O público poderá ver uma réplica da tocha olímpica e os mascotes dos jogos.

“O que a gente quer na Rio 2016, na verdade, é conseguir juntar tudo que tem de segmento cultural e colocar nas ruas, para alegrar a cidade e fazer a cultura ser a grande anfitriã dos Jogos 2016. Ela não é a protagonista, mas é a anfitriã. Quem recebe pelo país é a cultura, sempre”, disse Carla Camurati. 

Com o auxílio de historiadores e integrantes de movimentos culturais, a diretora está mapeando festas e encontros marcantes no Rio de Janeiro, “para ver o que a cidade respira”, e montar a programação cultural, que vai até setembro, durante a Paralimpíada. A ideia é ter moda, artesanato, música e literatura. A partir de maio (depois que a tocha for acesa na Grécia, no dia 21 de abril), duas ou três ações serão promovidas em cada um dos 160 bairros da cidade.

“Começam agora os flash mobs [aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação previamente combinada]”, disse.

Festivais de dança em sinais da cidade e música nas esquinas são alguns eventos previstos para maio. “Esses pequenos eventos não interferem na mobilidade, mas alegram o dia a dia”. A programação cultura dos jogos será divulgada em um site em breve pelo Comitê Rio 2016.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mutirão de limpeza quer reunir 100 voluntários na Praça Ary Coelho neste sábado

‘Tudo eu, tudo eu’: ‘Chaves’ é preso por porte de drogas no RJ; veja o vídeo

Disney confirma “Camp Rock 3”: Jonas Brothers voltam ao set após 15 anos

Idoso busca refúgio em batalhão da PM de Dourados após ser agredido a pauladas

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Menina de 10 anos sofre queimaduras com chapão no rosto e tórax e está em coma na Santa Casa

Sada Cruzeiro, que disputará Supercopa em Campo Grande, é derrotado no Mineiro

Cobras são retiradas de gruta turística entre as mais visitadas de MS ‘por segurança’

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

De protagonista a diretora: Demi Lovato dirige o 3º filme de “Camp Rock”

Depois de conquistar o público como Mitchie Torres e se tornar a grande voz da franquia, Demi Lovato dá um passo histórico em sua carreira: ela será a diretora e produtora executiva de Camp Rock 3.

Polícia

Após remoções, policiais civis organizam manifestações em Campo Grande

Policiais afirmam que remoções ocorreram depois de críticas sobre plantões da Deam

Le Blog Maria Antonia

Camp Rock 3 confirma elenco e apresenta nova geração de campers

No novo capítulo, os Jonas Brothers retornam em seus papéis clássicos

Cotidiano

Árvore ‘dorme e acorda’ na porta de banco após queda em Campo Grande: ‘Estão entrando pelo gramado’

Atendimento segue normal na agência bancária