Pular para o conteúdo
Brasil

Começa tumultuada reunião da comissão do impeachment

Com quase uma hora de atraso
Arquivo -

Com quase uma hora de atraso

Começou há pouco a reunião da Comissão Especial do no Senado na qual será apresentado o parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) sobre a admissibilidade de processo contra a presidenta Dilma Rousseff.

Com quase uma hora de atraso, a reunião teve um início tumultuado por sucessivas questões de ordem apresentadas por senadores da base aliada ao governo. A senadora Gleisi Hoffmann questionou o fato de ontem, durante a exposição de especialistas contrários ao impeachment, o relator ter se ausentado para escrever seu voto.

O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), classificou o questionamento como um ato de desespero de quem quer retardar o processo. “O que se vê nesse instante é o velho PT de sempre, o PT do quanto pior melhor”, disse.

O presidente do colegiado, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), negou prosseguimento à questão de ordem. Explicou que a ausência esporádica do relator não invalida e nem constrange os trabalhos da comissão. Além disso, Lira lembrou que as notas taquigráficas da sessão tem todos os registros na íntegra e está disponível para o relator consultar.

Próximos passos

A discussão do parecer de Anastasia será feita amanhã (5), quando o advogado-geral da União, José Eduardo Cardoso, responsável pela defesa da presidenta, terá uma hora para contrapor as conclusões do relator. Em seguida, os senadores passam a debater o parecer que será votado pelo colegiado nesta sexta-feira (6).

Na Comissão Especial o documento precisa do apoio da maioria simples dos senadores, ou seja, metade mais um dos que estiverem presentes a sessão. Se admitido, também em votação por maioria simples, Dilma será imediatamente afastada do cargo por até 180 dias. Nesse período, o vice-presidente Michel Temer assumirá a presidência da República.

Enquanto isso, no Senado, a Comissão Especial retomará o processo para iniciar a fase de instrução e emitir novo parecer. Não há prazo para Senado julgar o impedimento da presidenta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Luto! Famosos se despedem de Robert Redford com últimas homenagens; veja

Defesa Civil de Dourados alerta para ondas de calor e tempestades na Primavera

passageira onibus

VÍDEO: Passageira briga por assento em ônibus e agride estudante no Zé Pereira em Campo Grande

Mutirão Todos em Ação

De RG a corte de cabelo, mutirão leva 300 serviços gratuitos ao Noroeste

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

Dourados Atlético Clube quer virar SAF e convoca associados para assembleia

Últimas Notícias

Transparência

Com mais de R$ 136 milhões do fundo de segurança em conta, prioridade da Sejusp será compra de viaturas

Repasse é feito na modalidade fundo a fundo, transferindo os recursos diretamente ao caixa da secretaria

Famosos

‘Quem gosta de novinho, fica no ninho’: aos 89, Carlos Alberto sensualiza e deixa fãs babando com foto de sunga

"Dando surra em muito garotão!" e "Está com a pele melhor que a minha" foram algumas reações sobre a foto de Carlos Alberto sem camisa

Política

Três empresas são credenciadas para reforma no plenário da Alems

As empresas são: Teto Consultora S.A, Porto Belo Ltda e Politecnica Poligil

Cotidiano

Mulher de 67 anos ateou fogo em lixo e causou incêndio na Serra da Bodoquena, diz PMA

A pena pode chegar a quatros de prisão, mais multa por cada hectare queimado