Pular para o conteúdo
Brasil

Três ararajubas são furtadas do Zoológico Municipal de Curitiba

Telas do zoológico foram arrombadas na madrugada deste sábado
Arquivo -

Telas do foram arrombadas na madrugada deste sábado

Três ararajubas foram furtadas na madrugada deste sábado (2) do Zoológico Municipal de Curitiba. A ausência das aves foi notada durante a manhã por tratadores do zoológico, que encontraram apenas duas das cinco ararajubas que viviam no local. Conforme o Ministério do Meio Ambiente, a espécie também é conhecida como Guaruba e é considerada “Vulnerável”.

Apesar de haver um módulo 24 horas da Guarda Municipal no Zoológico, os tratadores encontraram duas telas arrombada, por onde acreditam que se tenham furtado as ararajubas. O comércio da espécie é controlado pelo Ibama, razão pela qual a Prefeitura de Curitiba pede que qualquer informação sobre venda ilegal seja reportada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Os contatos podem ser feitos pelos telefones (41) 3350-9940, (41) 3350-9632, (41) 3350-9920, (41) 3350-9932, (41) 3378-2376 ou (41) 3378-1221.

Ararajuba
Conforme o Ministério do Meio Ambiente, Ararajuba é o nome vulgar da Guaruba, espécie natural da Amazônia brasileira. Atualmente existem cerca de dez mil exemplares da ave, que teve ocorrência reduzida em 30% nos últimos 30 anos. Há previsão de queda de até mais 30% nos próximos 50 anos.

Estes cálculos, segundo o ministério, levam em conta a retirada de espécimes das natureza para tráfico ilegal, o que levou à classificação da ararajuba na categoria “Vulnerável”.

O nome vem do tupi e significa “arara-amarela”. Tem o mesmo porte de um papagaio, mas com a cauda comprida mede 34 centímetros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados terá show da dupla Jads e Jadson para arrecadar fundos para Hospital do Amor

Solurb vai encerrar coleta de lixo de empresas e condomínios de Campo Grande em 6 meses

Homem que descumpriu medida protetiva e arremessou bicicleta contra a ex é preso

Sinner elimina Djokovic e encara Alcaraz em aguardada final em Roland Garros

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus tenta reduzir multa de R$ 150 mil por ônibus lotados na pandemia

ccr km perigoso br-163

Após aumento de pedágio, ANTT homologa Motiva como vencedora do leilão da BR-163

Gaeco inclui filha de Vanda Camilo em lista de alvos por escândalo de corrupção

VÍDEO: Ladrão é flagrado furtando bicicleta em condomínio no Rita Vieira

Últimas Notícias

Polícia

Na delegacia, casal tenta mentir que foi assaltado na fronteira

Casal relatou que teria sido abordado por paraguaios, que furtaram dinheiro, relógio e um carro de uma seguradora

Emprego e Concurso

Empresa sucroalcooleira está com até 25 vagas abertas em Aparecida do Taboado

Vagas são diversas áreas, para atuação nos setores administrativo, agrícola, indústria e manutenção agrícola

Cotidiano

Patas que Acolhem: vítimas de violência serão ‘recepcionadas’ por cães em Fórum de Anastácio

Projeto visa oferecer apoio emocional durante depoimento

Política

Instituto de pesquisa denuncia notícia falsa sobre corrida eleitoral em MT

Empresa diz que não realizou levantamento de dados para deputado federal ou senador em MT