Pular para o conteúdo
Brasil

Sessão da CPI da Petrobras tem discussão acalorada entre deputados

Presidente da comissão criou sub-relatorias sem consultar o colegiado
Arquivo -

Presidente da comissão criou sub-relatorias sem consultar o colegiado

O presidente da na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PMDB-PB), anunciou nesta quinta-feira (5) a criação de quatro sub-relatorias que ficarão sob o comando do PSDB, PTB, PSC e PR. Motta indicou os nomes sem submetê-los ao plenário.  Partidos contrários à medida, como o PT e o PSOL, protestaram, e houve forte discussão entre os parlamentares.

As sub-relatorias serão comandadas pelos deputados Bruno Covas (PSDB-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), André Moura (PSC-SE) e Altineu Côrtes (PR-RJ).

A justificativa de Motta para a criação das sub-relatorias é descentralizar os trabalhos. Na prática, vai enfraquecer os poderes do relator da CPI, Luiz Sérgio (PT-RJ), em mais um indício de descontentamento do PMDB com o governo.

Diversos partidos se queixaram de não terem sido ouvidos sobre a criação de sub-relatorias ou para indicar nomes para assumir as vagas.

Aos gritos e com o dedo em riste, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) chamou o presidente da comissão de “moleque” diversas vezes.

“Não serei fantoche para me submeter.  Não tenho medo de grito”, rebateu Motta, exaltado.

“Não fomos ouvidos para nenhuma candidatura. É um fato grave, estranha, causa desconfiança entre aqueles que formam o bloco”, afirmou o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), acrescentando que a legenda deixará o bloco parlamentar com o PSDB e o PSB.

Para o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), a formação das sub-relatorias não pode ser feita “a partir de acordo de coxia”.

otta rebateu as críticas dizendo que o regimento da Casa não impõe nenhum impedimento para que o presidente da comissão indique sub-relatores. “Não abrirei mão de indicar as sub-relatorias”, afirmou.

Instalada na semana passada, a comissão que vai apurar denúncias de desvios na Petrobras realizou a sua primeira reunião efetiva de trabalho nesta quinta.

Sub-relatorias
A primeira sub-relatoria, a cargo de Côrtes, vai investigar superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no .

A segunda, que terá Covas à frente, investigará a constituição de empresas subsidiárias e sociedades com o fim de praticar atos ilícitos.

A terceira ficará com Faria de Sá e será sobre o superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda.

A última, sob o comando de Moura, vai apurar irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.

Vice-presidências
Foram eleitos nesta manhã os três vice-presidentes da CPI: Imbassahy (PSDB-BA), Felix Mendonça (PDT-BA), Kaio Maniçoba (PHS-PE).

O PT contestou a indicação da chapa única, alegando que não havia sido consultado. “Não temos objeção individual a ninguém, entretanto, não participamos de acordo para as vice-presidências”, queixou-se o deputado Afonso Florence (PT-BA).

Motta disse que não foi procurado pelos petistas ao longo da semana para que manifestassem interesse em indicar candidatos à vice-presidência. “Procuramos membros de partidos diferentes para ter composição eclética para darmos legitimidade a essa CPI”, afirmou.

Próximos passos
O colegiado ainda vai analisar e votar 336 requerimentos apresentados pelos partidos. Segundo a secretaria da comissão, Motta pretende ainda levar a voto um requerimento para contratar a consultoria Kroll para buscar recursos de delatores em contas no exterior.

O relator da CPI também deverá apresentar o seu plano de trabalho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre Mario Vargas Llosa, escritor e Nobel de Literatura, aos 89 anos

Cirurgia de Jair Bolsonaro no intestino termina após mais de 11h

Bombeiros seguem buscas por jovem desaparecido em represa no distrito de Pouso Alto em Paraíso das Águas

‘Cotonete’ é executado a tiros no Caiobá e crime pode ter ligação com morte de ‘Dinho da Nhanhá’

Notícias mais lidas agora

Rota do Tráfico: Apreensão de drogas mais que dobra no primeiro trimestre em Mato Grosso do Sul

Fiéis celebram e se preparam para Semana Santa em Campo Grande

Cirurgia de Jair Bolsonaro no intestino termina após mais de 11h

Neymar entra no segundo tempo, mas Santos perde do Fluminense com gol no último minuto

Últimas Notícias

Esportes

Magda/Day e Cadu/Marlon conquistam primeira etapa do Circuito Estadual de Vôlei de Praia

Disputas aconteceram neste fina de semana na Praça Esportiva Belamr Fidalgo, em Campo Grande

Trânsito

Identificada criança que morreu em acidente na BR-267 em Nova Alvorada do Sul

Willian Guerrinha da Silva, de 11 anos, morreu após Celta onde viajava colidir com um caminhão prancha

Esportes

Confira a classificação: Empates marcam a rodada de domingo no Brasileirão e equilibram a tabela

Com vitórias no final de semana, Flamengo e Palmeiras dividem a liderança da competição com sete pontos em três partidas

MidiaMAIS

Expogrande se despede com noite sertaneja gratuita e emoção em Campo Grande

Duplas locais animaram a noite, como João Haroldo & Betinho, Victor Gregório & Marco Aurélio e Alex & Yvan