Pular para o conteúdo
Brasil

Rio quer mudar eleições de 2016 por causa da Olimpíada

O início da transmissão de propagandas eleitorais em rádios e televisão seria adiado 
Arquivo -

O início da transmissão de propagandas eleitorais em rádios e televisão seria adiado 

A Prefeitura do quer mudar o calendário nacional das eleições de 2016 por causa da Olimpíada. Uma proposta para alteração das propagandas eleitorais em rádio e televisão no país inteiro, e mais uma ideia de restrição para publicidade em imóveis e vias públicas cariocas foram apresentadas nesta sexta-feira (20) pelo secretário executivo de Coordenação de Governo da Prefeitura do Rio, Pedro Paulo.

Segundo Pedro Paulo, as propostas fazem parte de uma pacote olímpico de medidas que a prefeitura pretende tomar para facilitar a realização dos Jogos do Rio. Ele declarou nesta manhã que o município vai negociar com o governo federal o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional visando à adaptação do calendário eleitoral à Olimpíada.

Pelo projeto, o início da transmissão de propagandas eleitorais em rádios e televisão seria adiado de 16 de agosto para depois do dia 21, data do encerramento dos Jogos. Assim, a transmissão de competições olímpicas não teria que ser interrompida em horários de propaganda eleitoral. “Imagina você ter que cortar uma prova do Usain Bolt para ter que passar uma propaganda de um vereador” justificou Pedro Paulo.

O secretário explicou ainda que, esse mesmo projeto deve prever a proibição de propaganda eleitoral em ruas e avenidas do Rio durante a Olimpíada. “Dessa forma, propaganda de candidatos não apareceriam durante a transmissão de uma maratona, por exemplo”, afirmou Pedro Paulo.

“Tem que haver uma compreensão dos partidos”, complementou ele. “O Rio de Janeiro estará vivendo um momento muito especial. Não acho que devemos ter candidatos pedindo voto durante um evento como esse.”

O secretário afirmou que, caso as mudanças nas eleições não sejam aprovadas no Congresso, a prefeitura vai tentar negociar com partidos e os tribunais eleitorais medidas pontuais que colaborem para a realização da Olimpíada.

 

Benefício próprio?

Pedro Paulo é hoje o segundo político mais importante da administração municipal, atrás só do prefeito Eduardo Paes. O próprio Paes já afirmou que ele será o seu candidato a prefeito nas eleições de 2016 devido ao seu trabalho na prefeitura.

Envolvido com a organização da Olimpíada, Pedro Paulo deve aparecer em eventos públicos dos Jogos. Se o que as medidas que ele propôs nesta sexta forem aprovadas, seus adversários de 2016 não poderão apresentar propostas neste período.

Questionado sobre o assunto, Pedro Paulo negou que as mudanças na eleições sirvam para o beneficiar. Também desconversou sobre sua candidatura. “Qualquer que seja o candidato, tem que haver uma compreensão que o período será especial.”

 

Férias e feriados

O secretário Pedro Paulo também anunciou medidas municipais para a Olimpíada do Rio. Um projeto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores nos próximos dias deve prever mudanças em férias escolares no Rio e a criação de feriados os causa dos Jogos.

Pela proposta de prefeitura, escolas municipais e particulares devem liberar suas alunos para as férias de 25 de julho a 26 de agosto de 2016. A Olimpíada do Rio acontecerá entre 5 e 21 de agosto do mesmo ano.

Trabalhadores comuns também não teriam que trabalhar no dia 5 de agosto (data da cerimônia de abertura da Olimpíada) e no dia 18 de agosto (dias das provas de triatlo).

A prefeitura ainda quer restringir o estacionamento e os horários de cargas e descarga no entorno de locais de competição, proibir obras em vias públicas e restringir a publicidade ao ao livre por causa da Olimpíada.

As mudanças na publicidade, aliás, são um compromisso do Brasil com o COI (Comitê Olímpico Internacional). Durante a Olimpíada, só o COI e seus patrocinadores poderão fazer propagandas em pontos de ônibus ou relógios de rua, por exemplo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça mantém prisão de coordenador da Agraer por desvios de R$ 15 milhões em Terenos

Com 871 vagas disponíveis, UEMS abre inscrições para Processo Seletivo Vestibular 2026

Manifestação contra PEC da Blindagem acontece em Campo Grande no domingo

Mulheres são mais afetadas por síndromes das pernas inquietas

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Intervenção pode ‘suspender’ atuação do Consórcio Guaicurus por até 210 dias, se aprovada

Sada Cruzeiro, que virá a Campo Grande, busca retomar liderança do Campeonato Mineiro hoje

Homem morre após andar em montanha-russa de parque de diversões inaugurado este ano nos EUA

Últimas Notícias

Brasil

Quem é Minotauro, apontado como o ‘maior ladrão de casas de SP’ e preso pela polícia

Quadrilha liderada por Minotauro já roubou ao menos 30 residências em bairros nobres de São Paulo

Política

Fruto de diálogo: Senadores de MS avaliam projeto para cancelar ‘tarifaço’ dos EUA contra o Brasil

Nelsinho Trad e Tereza Cristina integram Comissão que trata sobre impactos das tarifas

Polícia

Mercenários que trabalhava para clã do tráfico na fronteira de MS são condenados

'Motinha' teria criado o grupo para garantir a sua segurança pessoal e dos seus negócios ilegais no tráfico de drogas na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

Brasil

AL: homem que matou o próprio filho é condenado a mais de 50 anos

Criança de 4 anos foi assassinada vítima de envenenamento