Pular para o conteúdo
Brasil

PT sugere a Dilma diálogo sobre medidas que mudam benefícios

As medidas mudam regras para que o trabalhador tenha acesso a seguro-desemprego
Arquivo -

As medidas mudam regras para que o trabalhador tenha acesso a seguro-desemprego

Durante o encontro em que comemorou os 35 anos de fundação do partido, na última sexta-feira (6), o Diretório Nacional do PT aprovou resolução política na qual propõe ao governo que promova o diálogo com o setor sindical e empresarial sobre as mudanças nos benefícios trabalhistas e previdenciários, previstas nas medidas provisórias 664 e 665.

No texto, de três páginas que está no site do partido na internet, os membros do diretório reafirmam o apoio ao governo da presidenta , mas pedem que ela garanta que as medidas de ajuste não prejudiquem o acesso aos direitos de trabalhadores.

“Propor ao governo que dê continuidade ao debate com o movimento sindical e popular, no sentido de impedir que medidas necessárias de ajuste incidam sobre direitos conquistados – tal como a presidenta Dilma assegurou na campanha e em seu mais recente pronunciamento. Nesse sentido, é necessário formalizar o processo de diálogo tripartite entre governo, partido e movimento sindical e popular, principalmente no que se refere às medidas 664 e 665, bem como a definição de uma agenda comum pelas reformas democrático-populares”, diz o documento.

As medidas mudam regras para que o trabalhador tenha acesso a seguro-desemprego, seguro-defeso e pensão por morte, ampliando o tempo de contribuição para a Previdência Social que é necessário para que os recursos sejam liberados.

O partido pede ainda que sejam buscadas novas fontes de receita como a criação do imposto sobre grandes fortunas e cobra a reforma tributária. “Incentivar o debate sobre a necessidade de buscar novas fontes de receita para financiar projetos sociais e investimentos em infraestrutura, o que implica reformar o atual sistema tributário – desigual, injusto e regressivo, pois grava a produção, os salários e o consumo popular, ao passo que poupa a riqueza, o patrimônio e a especulação”.

O diretório do PT reforça ainda a posição do partido sobre a necessidade de uma reforma política que inclua o financiamento público exclusivo de campanha e a previsão de eleições em que o eleitor escolha a partir de uma lista fechada pré-formada pelos partidos. O partido também convoca a militância a se “engajar nos debates” e nos movimentos sociais.

Sobre os escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras, o Diretório Nacional do PT condena o que chama de “tentativas daqueles que investem contra a Petrobras, pois, a pretexto de denunciar a corrupção que sempre combatemos, pretendem, na verdade, revogar o regime de partilha no pré-sal, destruir a política de conteúdo nacional e, inclusive, privatizar a empresa”.

Nesse sentido, o documento também diz que as investigações sobre irregularidades na empresa sejam conduzidas sem direcionamento e sem serem “instrumentalizadas” com objetivos políticos. “O PT reafirma a disposição firme e inabalável de apoiar o combate à corrupção. Qualquer filiado que tiver, de forma comprovada, participado de corrupção, deve ser expulso”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PR: homem é preso por dar ‘brisadeiro’ à colegas de trabalho

Paróquia de Campo Grande celebra Novenário da Padroeira com programação religiosa e social

Promotora pede explicações sobre ressarcimento de R$ 349 mil a condenados na Tromper

Alemanha lança iniciativa para recrutar militares sem retomar serviço obrigatório

Notícias mais lidas agora

Veículo foi rebocado após defeito (Fala Povo Midiamax)

Nova ação pede para Consórcio Guaicurus tirar ônibus velhos de Campo Grande

Acusado de desvio de R$ 11 milhões diz que MPMS baseou-se em conversas de WhatsApp

filhote de onça devora anta

VÍDEO: Guloso, filhote de onça devora anta maior que ele em fazenda de Mato Grosso do Sul

Vencedora da Rota da Celulose é convocada para assumir contrato após recurso do K&G ser rejeitado

Últimas Notícias

Esportes

Onde assistir: Confira como acompanhar as partidas de ida das quartas da Copa do Brasil

Confrontos das quartas de final da Copa do Brasil tem clássicos regionais: Atlético-MG x Cruzeiro e Vasco x Botafogo, além de Bahia x Fluminense e Athletico-PR contra o Corinthians

Sem Categoria

Santa Casa investiga possível ligação entre alta médica e atropelamento de paciente na BR-163

A família procurou o Jornal Midiamax para questionar a alta médica sem avisá-los

Brasil

STF impede repatriação imediata de crianças para exterior

Decisão foi tomada por unanimidade entre os ministros

Mundo

Carreata de Milei é alvo de pedradas durante evento de campanha próximo a Buenos Aires

Imprensa local firmou que ao menos uma pessoa ficou ferida