Cinco assaltantes partiram de Santa Catarina, segundo a polícia

Cinco assaltantes de caixas eletrônicos, no Distrito Federal (DF), no Ceará e em Goiás foram presos na manhã desta sexta-feira (20) em um avião no Aeroporto Internacional de Brasília, quando, segundo a Polícia Civil, chegavam de Joinville, em Santa Catarina, para praticar novos crimes na capital.

A polícia prendeu ainda outras duas pessoas e apreendeu uma menor. Dois suspeitos já estavam presos e também responderão pelos crimes: um deles, segundo a polícia, coordenava o grupo de dentro do presídio de Cajazeiras, na Paraíba. No total, dez pessoas serão indiciadas pelos crimes de organização criminosa e roubo qualificado. Na bagagem despachada pelos assaltantes no avião em foram presos, a polícia encontrou serras-copo, bicos de maçarico, pés de cabra, luvas e outros equipamentos utilizados nos assaltos.

As investigações começaram após uma agência bancária ser assaltada em Brasília, no final de novembro. Segundo a polícia, entre novembro de 2014 e janeiro deste ano, os presos assaltaram oito agências bancárias – quatro delas no DF. No total, a polícia estima que os criminosos tenham levado cerca de R$ 500 mil nas ações.

Segundo o chefe da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos, Fernando Cesar Costa, a quadrilha tinha “especialistas” no uso de maçarico para arrombar os caixas eletrônicos. “Eles faziam levantamentos em agências com pouco fluxo de pessoas e de policiamento. E pelo meio que eles empregavam – corte dos caixas eletrônicos com maçaricos – o tempo para execução do crime era de 4 a 5 minutos, o que dificultava a chegada do policiamento”.