Pular para o conteúdo
Brasil

FHC eleva tom crítico e afirma que Dilma faz ‘presidencialismo de compra’

Segundo FHC, o Congresso  é fragmentado
Arquivo -

Segundo FHC, o Congresso  é fragmentado

Um dos últimos a discursar na convenção do PSDB, realizada neste domingo (5) em , o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou a construção atual da governabilidade. Segundo o tucano, para manter sua base no Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff perverteu a lógica do presidencialismo de coalizão transformando-o em “presidencialismo de compra”.

Segundo FHC, o Congresso Nacional hoje é um parlamento fragmentado. “Um governo que, para se manter, cria ministérios. Um sistema que no começo se chamava presidencialismo de coalizão e hoje é de cooptação, de compra. Estamos assistindo à desmoralização do funcionamento do atual sistema político. Estamos assistindo, simultaneamente, o início do um mal estar social que tem tudo, e não gostaria que assim fosse, para se agravar. E estamos assistindo à paralisação do Executivo”, atacou.

Ao falar de sua trajetória política, o ex-presidente lembrou de todos os momentos de crise que viu desde o início de sua carreira como professor na Universidade de . “Cada momento desses têm suas peculiaridades, mas raramente vi um momento como esse em que se acumulam crises de vários tipos”, afirma ele, para então cobrar do PSDB e de seus aliados uma ação, mas relativizando essa ação com o respeito à Constituição.

“É muita crise ao mesmo tempo e isso exige resposta. A união do povo brasileiro ao redor das oposições para encaminharmos uma saída para o Brasil. Essa saída não pode ser outra senão do absoluto respeito à Constituição. Respeitada a Constituição, que o devido processo legal avance e que se puna aqueles que roubaram o país”, diz ele.

Fernando Henrique engrossou o coro de outros correligionários que discursaram neste domingo em Brasília de que cabe ao PSDB ter consciência de sua responsabilidade no processo de liderar a oposição contra a presidente Dilma. “O PSDB não poderá fugir de sua responsabilidade, bem como os partidos aliados, que é a responsabilidade de, dentro da lei, levar até o fim. Não somos donos desse momento, do que vai acontecer nas semanas seguintes, nem nos meses seguintes”, prega o ex-presidente.

A parte final da fala de Fernando Henrique teve pancadas endereçadas ao ex-presidente Lula e a sua sucessora de forma personalizada e regada a ironia. “Ouvi durante 13 anos alguém que dizia ‘nunca como antes’. É verdade, nunca como antes se roubou tanto nesse país”, declara o tucano numa referência ao bordão usado por Lula.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após depredar UPA em Dourados, homem furta cadeira de rodas e agride mulher

VÍDEO: revoltados, jovens ateiam fogo em carro apreendido pela PRF em Ivinhema

Secretário quer reunião com Agetran para acelerar licitação do estacionamento rotativo em Campo Grande

Flagrado no banho: Tamanduá se refresca em Água Clara em dia com calorão de 40,1°C

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE

Últimas Notícias

Famosos

Tânia Maria: conheça a atriz nordestina de 78 anos que está cotada para o Oscar

Tânia Maria interpreta Dona Sebastiana em O Agente Secreto, filme que representará o Brasil no Oscar 2026

Polícia

Homem é preso após manter esposa em cárcere com os filhos e desligar internet para impedir socorro

Autor estava com uma espingarda artesanal, munições e uma faca peixeira no imóvel

MidiaMAIS

Após pilotar aviões, estudante de 19 anos tem sonho interrompido em Campo Grande

Sonho da aviação começou na infância, quando o pai a levava para ver aviões pousarem e decolarem no Aeroporto da Capital

Famosos

Famosos lamentam a morte de Robert Redford e prestam homenagens

Ator e cineasta morreu nesta terça-feira aos 89 anos