Pular para o conteúdo
Brasil

Ex-gerente da Petrobras disse que começou receber propina em 1997

Aos investigadores, Barusco relatou a sistemátiva da cobrança de propina
Arquivo -

Aos investigadores, Barusco relatou a sistemátiva da cobrança de propina

O ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco detalhou em depoimento de delação premiada na Operação Lava Jato como começou a cobrar propina de empresas que pretendiam firmar contratos com a Petrobras. Barusco disse que começou a receber os pagamentos indevidos em 1997 ou 1998 da empresa holandesa SBM, quando ocupava o cargo de gerente de Tecnologia de Inslações.

Aos investigadores, Barusco relatou a sistemátiva da cobrança de propina. Ele disse que tinha relação próxima com Júlio Faerman, representante da SBM, e a iniciativa de fazer os negócios com cobrança de propina partiu de ambas as partes.

Conforme o depoimento, os pagamentos variavam de acordo com o valor do contrato, ficando entre U$ 25 milhões e U$ 50 milhões. Entre as obras que tiveram pagamentos ilegais, o ex-diretor citou um acordo, firmado em 1997 ou 1998, para o fornecimento de um navio para a Transpetro.

As declarações de Barusco foram divulgadas após decisão do juiz federal Sérgio Moro, que retirou o sigilo das investigações da nona fase da Operação Lava Jato, iniciada hoje (5).

A Agência  não conseguiu entrar em contato com os representantes da SBM no Brasil. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

BR-267 ficou interrompida por mais de três horas em trecho com transbordamento

frio

Choveu mais da metade do esperado para o mês em Campo Grande nesta sexta

Trabalho e estudo: comerciantes em Via Sacra no DF esperam “milagres”

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

título eleitor eleitores

Mais de 92 mil eleitores em MS podem perder o título caso não regularizem

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Rua Brasilêndia com a Antônio Pinto de Barros

Sem Categoria

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Registrado em dezembro de 2024

Le Blog Maria Antonia

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Natural da pequena Aurora (SC), com pouco mais de 6 mil habitantes, Maria Klaumann, uma jovem modelo brasileira acaba de ser escolhida pela Chanel para estrelar novas fotos de divulgação da marca francesa. A modelo brasileira foi escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria. Foto : Reprodução/ Rede Social

Mundo

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Anunciou o bloqueio de US$ 2 bilhões em verbas