Pular para o conteúdo
Brasil

Economista italiana pede a Dilma mais integração entre setores público e privado

"O Brasil precisa traçar uma estratégia para que o Estado interaja"
Arquivo -

“O precisa traçar uma estratégia para que o Estado interaja”

A economista italiana Mariana Mazzucato disse hoje (15) que, após aumentar os investimentos em inovação, o Brasil precisa traçar uma estratégia para que o Estado interaja de forma mais dinâmica com o setor privado.

À tarde, no Palácio do Planalto, ela se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff e com os ministros Aldo Rebelo (Ciência, Tecnologia e Inovação), Aloizio Mercadante (Casa Civil),  Jaques Wagner (Defesa), Joaquim Levy (Fazenda), Renato Janine Ribeiro (Educação), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência) e Nelson  Barbosa (Planejamento).

Autora do livro O Estado Empreendedor: Desmascarando o Mito do Setor Público X Setor Privado, a professora está no Brasil para participar do 6º Congresso Brasileiro de Inovação. Ela foi convidada a se encontrar com a presidenta, a quem classificou como “excepcional” pelo “incrível” conhecimento sobre indústria e inovação.

Segundo Mariana, somente com um “Estado forte” é possível desenvolver parcerias entre instituições públicas e privadas e obter crescimento por longo período.

“A questão é saber se podemos aprender com as confusões que talvez fizemos para ser competitivos, para produzirmos bons serviços que o mundo quer comprar. A lição é que vocês precisam de uma ação mais estratégica de um Estado direto, que interaja de forma dinâmica com o setor privado. Vocês não devem deixar o setor privado determinar regras”, explicou.

Para a economista, que é professora de Ciência e Tecnologia da Universidade de Sussex, não se pode deixar que o setor privado fique apenas se queixando dos problemas do país. Acrescentou que, para que o país não volte atrás, é preciso que o setor privado entre no jogo e que os bancos privados invistam mais em inovação. “Suas companhias gastam muito pouco no desenvolvimento de pesquisas. Há muita inércia”, acrescentou.

Mariana Mazzucato disse à presidenta que é preciso que o país aumente sua inovação e continue investindo em inteligência. “Caso contrário, não será possível competir em nenhum setor. No Brasil hoje, há problemas e também uma crise de competência em alguns setores. E problema qual é? Precisam de mais mercado ou mais Estado? Ou mais relações entre os dois? A resposta é que precisa de mais Estado estratégico, com mais instituições públicas com relação umas com a outras”, concluiu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PA: Homem reclama sobre a falta de mobiliários e leva sofá para o hospital

Homem é executado com cerca de quatro tiros por um desconhecido no interior de MS

audiencia

Sem secretário, audiência debate impactos das mudanças climáticas em desastres na Capital

Jardim Noroeste recebe ação da Defensoria Pública com serviços jurídicos gratuitos no sábado

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade

Operação que teve como alvo Mato Grosso do Sul apreendeu R$ 29 milhões de organização criminosa

Mudança Parque dos Poderes

Reordenamento em ruas do Parque dos Poderes gera controvérsias entre moradores

Últimas Notícias

Mundo

Casa Branca: Trump não reduzirá unilateralmente tarifas e quer concessões da China

A secretária de Comunicação da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta sexta-feira, 9, que os Estados Unidos precisam ver concessões da China nas negociações de amanhã e que o presidente americano, Donald Trump, não irá reduzir unilateralmente as tarifas sobre Pequim. Segundo Leavitt, a redução de 80% das tarifas sobre a China foi “um número … Continued

Mundo

Novo papa assistiu ‘Conclave’ pouco antes de ser escolhido

Informação foi confirmada pelo irmão do pontífice

Brasil

Coronel Nunes é convocado pela Justiça para esclarecer assinatura em acordo da CBF

Uma perícia realizada na assinatura do Coronel Nunes apontou características diferentes da escrita original

Cotidiano

Dia D: Capital terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana; confira os locais

Em Campo Grande, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses