Pular para o conteúdo
Brasil

Câmara aprova pena maior para uso de explosivo no furto de caixa eletrônico

A pena atual de furto simples é de reclusão de 1 a 4 anos 
Arquivo -

A pena atual de furto simples é de reclusão de 1 a 4 anos 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (31) proposta que aumenta a pena pelo uso de explosivos no furto qualificado. A ideia é coibir as explosões de caixas automáticos em bancos. A matéria deve ser votada ainda pelo Senado.

A pena atual para o furto simples é dereclusão de 1 a 4 anos e multa. O texto aprovado em Plenário (uma emenda ao Projeto de Lei 3481/12) eleva essa pena para 3 a 8 anos de reclusão em caso de uso de explosivos. O autor do projeto original é o deputado Alexandre Leite (DEM-SP).

Nas votações em Plenário, inicialmente foi aprovado o aumento da pena atual em 2/3 por meio de um substitutivo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

Entretanto, nova votação de uma emenda do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) elevou a pena para 3 a 8 anos de reclusão. Leitão relatou em Plenário o projeto em nome da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Polêmica
A votação da matéria foi marcada por polêmicas em torno de como as mudanças nas penas deveriam ser feitas, se somente no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) ou se também no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Prevaleceu apenas a mudança no Código Penal.

Para Faria de Sá, o foco do projeto é a mudança no Código Penal e não em outras leis. “Com a aprovação do texto poderemos coibir o uso de dinamites para esse tipo de crime, que coloca, às vezes, populações inteiras de uma cidade em perigo”, disse.

Críticas foram feitas ainda à votação rápida em Plenário de projetos, sem passar pelas comissões.

Roubo de arma
A emenda aproveitou ainda dispositivos do parecer do relator anterior pela CCJ, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), cujo substitutivo não foi votado na comissão nem no Plenário.

A proposta de Molon que foi incorporada ao texto prevê aumento de 1/3 da pena pelo roubo de arma de fogo, munição e explosivo. A pena atual prevista no código é de reclusão de 4 a 10 anos.

Furto de explosivos
Com a aprovação de dois textos pelo Plenário (substitutivo e emenda), não ficou claro na redação final qual será a pena maior para o crime de furto qualificado de explosivos.

O substitutivo da comissão prevê 3 a 8 anos de reclusão para o furto de substâncias explosivas ou de acessórios que permitam sua fabricação, montagem ou emprego.

Já a emenda estipula aumento de 1/3 à metade da pena de 1 a 4 anos de reclusão se o furto for de bem público, arma de fogo, munição ou acessório explosivo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Reino Unido pretende diminuir idade mínima de voto para 16 anos

goleiro bruno e bruninho samudio

Goleiro Bruno diz estar pronto para encarar Bruninho: ‘preciso dar uma explicação’

Ex-vereador e médico preso por estupro se dizia ‘religioso e conservador’

VÍDEO: dupla rouba moto de jovem e pede resgate de R$ 1 mil em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Prefeitura inicia teste nesta quinta com ônibus a gás natural em Campo Grande

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Moreninhas recebe serviços gratuitos de cidadania e feirão de empregos neste sábado

Iniciativa reúne cerca de 90 instituições com o propósito de promover o acesso a serviços essenciais

Esportes

Gol de Neymar reduz risco de queda do Santos, empate complica São Paulo; veja probabilidades

Paulistas brigam na parte de baixo da tabela do Brasileirão

Cotidiano

Empreiteiro denuncia golpe após compra de R$ 430 mil e não receber maquinário em Campo Grande

Vítima procurou a polícia e ingressa com ação na Justiça

Famosos

Davi Brito expõe rejeição que sofre do elenco do BBB 24: ‘Nunca chamaram’

Davi Brito botou a boca no trombone e relatou a rejeição que sofre por parte do elenco do Big Brother Brasil 24; entenda o desabafo