62,8% são favoráveis ao impeachment de Dilma, diz CNT/MDA

Pesquisa ouviu 2.002 pessoas de todas as regiões do Brasil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pesquisa ouviu 2.002 pessoas de todas as regiões do Brasil

Pesquisa de opinião divulgada nesta terça-feira (21) pela CNT/MDA revela que 62,8% dos entrevistados se dizem a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Outros 32,1% afirmam ser contra o afastamento.

Dos que defendem o impeachment, 26,8% citam as “pedaladas fiscais” como justificativa; outros 25% afirmam que a corrupção na Petrobras é suficiente para pedir o afastamento e 14,2% dizem que as suspeitas de irregularidades nas contas da campanha eleitoral de 2014 motivam o pedido. Ao mesmo tempo, 44,6% consideram que a combinação desses três fatores podem justificar o impeachment.

Sobre a Operação Lava Jato, que investiga esquemas de desvio de dinheiro público na Petrobras, 78,3% dos entrevistados afirmam que acompanham as notícias ou já ouviram falar a respeito. Desses, 69,2% apontam Dilma como culpada pelos desvios, enquanto 65% dizem acreditar que a responsabilidade é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 37,1% dos entrevistados, a corrupção é o principal problema do País.

O levantamento também abordou aspectos da reforma política, como reeleição e doações a campanhas eleitorais. Do total de entrevistados, 67,5% se dizem a favor do fim da reeleição para cargos eletivos e 78,1% afirmam ser contra doações de empresas.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 unidades federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

 

Últimas Notícias