As paradisíacas praias da Espanha viveram dias de tensão após a aparição de pequenas, mas extremamente perigosas, criaturas conhecidas como “dragões azuis” (Glaucus atlanticus). A presença desses animais obrigou as autoridades a interditarem trechos turísticos muito procurados no verão, como os da Costa Blanca e de Cádiz.
Segundo o jornal britânico The Sun, banhistas foram surpreendidos pela presença das lesmas marinhas venenosas, descritas como “mortais” e capazes de causar sérios problemas de saúde em quem tiver contato com elas. Apesar de medirem apenas 3 a 4 centímetros, os dragões azuis possuem uma poderosa arma: eles acumulam o veneno de presas como a caravela-portuguesa e conseguem potencializá-lo, provocando queimaduras intensas na pele, náuseas, vômitos e, em casos graves, reações alérgicas que podem ser fatais.
A aparição repentina foi considerada uma “invasão” pelas autoridades locais, já que exemplares foram vistos em diferentes pontos do Mediterrâneo. Para evitar acidentes, praias foram fechadas com bandeira vermelha e equipes de vigilância reforçadas, alertando moradores e turistas a não se aproximarem nem tentarem tocar nos animais , mesmo quando aparentam estar mortos.
Especialistas afirmam que mudanças climáticas e o aquecimento das águas podem estar por trás da chegada dos dragões azuis a regiões onde não costumam ser encontrados. Embora a reabertura das praias tenha ocorrido após algumas horas em muitos locais, o alerta continua, reforçando a importância de seguir as orientações das autoridades costeiras.
Foto : Reprodução/ Rede Social
