A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou uma novidade histórica para a centésima edição do Oscar, que será realizada em 2028: a criação da categoria de Melhor Trabalho de Dublê. O anúncio foi feito no final desta semana e representa um marco significativo no reconhecimento do trabalho técnico e artístico dos profissionais responsáveis por cenas de ação no cinema.
Segundo a Academia, as regras de elegibilidade e os critérios de votação para a nova categoria serão divulgados apenas em 2027. Já os detalhes sobre a entrega do prêmio serão definidos posteriormente pelo Conselho de Governadores e pela liderança executiva da instituição.
“Desde os primórdios do cinema, os dublês têm sido parte integrante da produção cinematográfica. Estamos orgulhosos de homenagear o trabalho inovador destes artistas técnicos e criativos e parabenizá-los pelo seu compromisso e dedicação em alcançar esta ocasião importante”, declararam Bill Kramer, CEO da Academia, e Janet Yang, presidente da instituição.
A última nova categoria criada havia sido a de Melhor Elenco, anunciada em 2024 e que será oficialmente incorporada ao Oscar de 2025, na 98ª edição da premiação.
Com a inclusão da categoria de dublês, a Academia responde a um antigo apelo da comunidade cinematográfica, que há anos defende o reconhecimento oficial desses profissionais essenciais para a magia da sétima arte.