O Aeroporto de Heathrow ficará fechado durante todo o dia desta sexta-feira, causando um caos nas viagens pelo mundo e dias de transtornos para centenas de milhares de pessoas.
O aeroporto mais movimentado do Reino Unido foi forçado a fechar depois que sua principal subestação elétrica explodiu e pegou fogo a menos de três quilômetros de distância, no subúrbio de Hayes, na região oeste de Londres.
Cerca de 200 mil pessoas passam por Heathrow todos os dias, e o caos causado pelo fechamento de hoje deve se estender pelo fim de semana.
Pelo menos 1.357 voos já foram cancelados, desviados ou atrasados hoje. Alguns aviões que já estavam a caminho de Londres conseguiram pousar em outros aeroportos do Reino Unido , mas Gatwick já está lotado.
Dezenas de voos foram desviados para Amsterdã, Frankfurt, Lyon e outras cidades europeias, deixando dezenas de milhares de pessoas presas no exterior. Alguns aviões chegaram a pousar em Nova York, Los Angeles e Délhi.
Mais de 16.300 casas na região oeste de Londres também estão sem energia elétrica, já que o incêndio na subestação elétrica continua ativo.
O movimentado aeroporto, que registra uma decolagem ou pouso a cada 45 segundos , anunciou o fechamento nesta madrugada e orientou que os passageiros não se dirijam ao aeroporto.
O incêndio começou por volta das 23h30 de quinta-feira e, mesmo com o trabalho dos bombeiros durante toda a madrugada, parte do transformador ainda está em chamas.
Um porta-voz do Aeroporto de Heathrow declarou: “Devido a um incêndio na subestação elétrica que abastece o aeroporto, Heathrow está enfrentando uma queda significativa de energia. Para garantir a segurança de nossos passageiros e funcionários, o aeroporto permanecerá fechado até as 23h59 do dia 21 de março. Pedimos aos passageiros que não se dirijam ao aeroporto.”
Fotos : Reprodução/ Rede Social



