Adultos usam chupeta para lidar com o estresse
Tradicionalmente usadas para acalmar bebês e crianças durante períodos de inquietação, chupetas são associadas à infância e geram estranhamento ao serem utilizadas por adultos como formas de conforto emocional e alívio da ansiedade. Tendências como os bebês reborn, livros de pintura Bobbie Goods e, mais recentemente, o uso de chupetas, ganham força como portos-seguros simbólicos, oferecendo uma fuga temporária da pressão e da incerteza do mundo real.
Especialistas associam o fenômeno ao conceito de regressão, mecanismo psicológico no qual a pessoa retorna a fases anteriores do desenvolvimento em busca de segurança e conforto. Apesar de parecer inofensiva, a prática pode indicar ausência de suporte emocional e até mascarar sintomas mais sérios de ansiedade ou depressão. Por isso, embora seja vista por alguns como um método curioso de autocuidado, é importante buscar acompanhamento profissional para lidar com estresse e ansiedade.
Dentistas também alertam que o uso prolongado pode trazer consequências, chupar a chupeta por mais de três horas por dia pode provocar movimentação dos dentes.
Fotos: Reprodução/ Rede Social


