Le Blog Maria Antonia

"O movimento tem poder de cura” - Flavia Castello conta sua relação e os benefícios da Yoga

Com formação na Índia e anos de aperfeiçoamento fora e dentro do país, Flávia Castello dedica-se às aulas particulares de Yoga e compartilha sua relação com a prática.

Maria Antonia Naegele e Leandro Marques Publicado em 05/10/2021, às 16h23

None
Foto: Acervo Pessoal

Flavia Castello é natural do Rio de Janeiro - RJ, mudou-se em 2000 para Sidney, na Austrália. Lá passou 15 anos sua vida e onde começou sua relação com a Yoga. Anos mais tarde também viveu em Abu Dhabi, no Oriente Médio, pertinho da Índia, onde passou um tempo e fez seu curso de formação em Rishikesh, considerada a capital mundial da Yoga. 

Seu aprendizado foi marcado pelo contato com diversas modalidades, mas a que mais se identificou foi a Vinyasa. “A Vinyasa tem uma fluidez maior, a respiração acompanha os movimentos (para cada movimento, uma respiração), é como a Yoga em si, uma meditação em movimento. A gente faz as posturas, pra chegar na limpeza da mente. Os ásanas (posturas) são primeiramente pra você se acalmar, se assentar, pra depois começar a trabalhar sua mente”, explica ela. 

Foto: Acervo Pessoal 

Dependendo do lugar, a prática pode ser ensinada abordando mais o lado espiritual. Já Flávia prefere focar nos ásanas, no movimento e na respiração. "Acredito que o movimento tem o poder da cura. O ato de você aprender a respirar, a fazer os movimentos com controle, isso já é a meditação em si. No final fazemos um mantra e uma meditação”, conta. 

Outra modalidade que Flavia ensina é a Rocket Vinyasa Yoga, uma série fixa baseada na Ashtanga Yoga, é bem vigorosa. Ela foi criada por um professor americano de Ashtanga, Larry Shultz, foi ele quem elaborou todos as posturas. É um pouco mais acessível e tem a possibilidade de fazer mudanças nas posturas. 

É bom frisar que Yoga pode ser feita em qualquer lugar! A aula presencial é necessária para o aluno aprender, se aperfeiçoar, se desenvolver, mas pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer momento. “Tenho uma imensa paixão e curiosidade pelo corpo, pelo movimento, acho que está tudo ligado, mente, corpo e espírito. A gente vai pra uma aula de yoga, uma aula de dança e volta outra pessoa. Ali você deixa todos os seus problemas, relaxa seus músculos, espairece a mente”, enfatiza. 

Foto: Acervo Pessoal 

Quer saber mais sobre o trabalho de Flavia Castello, siga o insta @flavia_yoga.pilates ou entre em contato pelo telefone: 67 9957-4097. 

Jornal Midiamax