Fibromialgia é uma doença real que por anos foi confundida com quadros reumatológicos e psiquiátricas. É uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória e não deformante e seu diagnóstico é exclusivamente clínico e eventuais exames complementares são solicitados para estabelecer um diagnóstico diferencial.

Dr. Caio Rondon fala sobre Fibromialgia.
Foto:Arquivo Pessoal

Considerada uma síndrome, pois apresenta um conjunto de sinais e sintomas, em que o paciente pode apresentar além de dor em maior ou menor grau, outros sintomas como, por exemplo: formigamentos, irritabilidade, distúrbio do sono, fadiga, enxaqueca, cólon irritável e a síndrome das pernas inquietas, além de transtornos cognitivos e afetivos como déficit de memoria, depressão e ansiedade.

Causada por diversos fatores, sendo o principal a sensibilização central que ocorre uma alteração neuroquímica no sistema nervoso central e uma perda no mecânicos de modulação da dor, levando a uma percepção amplificada a dor.

Dr. Caio Rondon fala sobre Fibromialgia.
Foto:Arquivo Pessoal

Hoje em dia já existem diversos tratamentos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Procure seu médico e se informe!

Dr. Caio Rondon

Médico Fisiatra

Residência Medicina Física e Reabilitação PUC/RS

P.G. em Dor- Hospital Albert Einstein/SP

Para agendar uma consulta!  (67) 996550020 / @dr.caiorondon .

Dr. Caio Rondon fala sobre Fibromialgia.
Foto:Arquivo Pessoal

Agradecemos a participação do Dr.Caio Rondon no Le Blog Maria Antonia e de antemão fica o convite para que sempre que possível nos ajude a esclarecer dúvidas frequentes dos nossos seguidores, sobre prevenção e tratamento das doenças relacionadas a sua especialidade.